
Foi inaugurado nesta segunda-feira (9) o segundo Centro Arrecifes de Cidadania, localizado na Rua Professor Augusto Wanderley Filho, nº 63, no bairro de Afogados. O novo equipamento amplia a rede socioassistencial do município e consolida uma política pública voltada à promoção da inclusão social, produtiva e digital. Participaram da inauguração o prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques.
O espaço garante à população acesso a serviços típicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), como atendimento psicossocial individual e familiar e inclusão em benefícios vinculados ao Cadastro Único. Também serão ofertados cursos de qualificação profissional e inclusão digital, assessoria profissional e de carreira, orientação jurídica, além de atividades culturais e educativas.
Durante a inauguração, o prefeito João Campos destacou a atuação do equipamento no fortalecimento do cuidado social no território. “O Centro Arrecifes de Cidadania de Afogados reúne acolhimento e ações como qualificação profissional, formação em tecnologia, espaço de leitura e atividades educativas, reforçando a garantia de direitos e o cuidado com a população que mais precisa”, afirmou.
O vice-prefeito Victor Marques ressaltou o investimento e a contribuição do equipamento para a rede socioassistencial da cidade. “Estamos entregando o Centro Arrecifes de Cidadania de Afogados, um equipamento que integra o CRAS a ações de inclusão produtiva, digital e social, fortalecendo a rede de proteção do Recife em uma área estratégica”, destacou.
Com investimento de cerca de R$ 3,1 milhões, a obra foi executada por meio da Secretaria de Projetos Especiais (SEPE). A gestão do equipamento ficará sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), responsável pela coordenação da política de proteção social básica no município. O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e contará com uma equipe multiprofissional formada por 22 trabalhadores, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, oficineiros, auxiliares administrativos e equipe de apoio técnico.
O Centro Arrecifes de Cidadania – Afogados abriga um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos territórios. A unidade assegura acompanhamento sistemático às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, promovendo o acesso a direitos, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a inclusão social.
A população também terá acesso a serviços como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com acompanhamento familiar contínuo, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com atividades voltadas para crianças, adolescentes, pessoas idosas e famílias. O equipamento ainda ofertará atendimento do Cadastro Único, ações de Inclusão Digital e Produtiva, com capacitação tecnológica e profissional, além de Assessoria Jurídica, garantindo orientação e defesa de direitos.
De acordo com a secretária em exercício de Assistência Social e Combate à Fome, Edivania Arcanjo, este é o segundo Centro Arrecifes de Cidadania entregue no Recife — o primeiro está localizado na Comunidade do Bem — e representa uma política pública estruturante. “O equipamento promove a inclusão social por meio da inclusão produtiva e digital, ampliando oportunidades para jovens, adultos e pessoas idosas, fortalecendo a geração de renda, o acesso a direitos e garantindo um atendimento humanizado e contínuo à população que mais precisa”, afirmou.
No local, também foi inaugurado o 6º ponto de leitura da Rede Bibliotecas pela Paz. Integrante do programa Recife Cidade Leitora, o espaço amplia o acesso ao livro, à cultura e à cidadania. O acervo conta com cerca de 350 títulos, entre obras literárias, revistas, livros em Braille, literatura infantil e infantojuvenil, além de publicações de diversas áreas do conhecimento.
Como parte da estratégia de promoção da autonomia e da geração de renda, o Centro Arrecifes de Cidadania – Afogados também irá ofertar cursos voltados à formação cidadã, tecnológica e empreendedora. Para os meses de fevereiro e março de 2026, estão previstas capacitações como Marketing Digital Básico com o Celular, Letramento Digital para a Vida e o Trabalho e Vendendo pelo Celular: Fotos e Textos que Conquistam, além de cursos nas áreas de artesanato e beleza como fonte de renda, incluindo design de sobrancelhas, cuidados com o cabelo, limpeza de pele e produção artesanal sustentável.



