
Na manhã desta segunda-feira (05), durante a sessão plenária da Câmara do Recife, o vereador Alef Collins (PP), durante seu pronunciamento na tribuna, destacou o requerimento 3295/2025, de sua autoria. O requerimento solicita à prefeitura do Recife que ofereça uma linha de crédito específica para jovens advogados em início de carreira. Na proposta, o parlamentar pede ainda condições facilitadas de acesso, carência para início de pagamentos e juros reduzidos.
Segundo o parlamentar, a jovem advocacia enfrenta inúmeras dificuldades no início da carreira. “Como estudante de Direito, sei os desafios que os jovens advogados enfrentam no início profissional para abrir um escritório, aquisição de equipamentos, pagamentos de despesas e estruturação de uma atuação autônoma. Então, esse pedido é para que eles tenham acesso a um microcrédito e assim contribuir para a valorização da classe no Recife”, enfatizou Alef Collins.
A iniciativa pede que a gestão municipal, por meio de órgãos de fomento ao empreendedorismo, como a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), ou por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, construa uma parceria institucional com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). Nesse sentido, garantir acesso a um microcrédito num valor a ser estipulado pela prefeitura do Recife, com juros reduzidos, carência de até seis meses para início do pagamento e parcelamento em até 36 vezes mensais.