As comissões de Desenvolvimento Econômico e de Esporte e Lazer elegeram suas lideranças nesta segunda (13). O primeiro colegiado terá o deputado Mário Ricardo (Republicanos) como presidente e Abimael Santos (PL) como vice. Já a presidência do segundo grupo parlamentar caberá ao Pastor Júnior Tércio (PP), que terá João Paulo Costa (PC do B) como vice. No último sábado (11), o Diário Oficial ainda oficializou a escolha da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) para chefiar a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Os colegiados de Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Saúde, Ciência e Tecnologia, Cidadania e Assuntos Internacionais também se reuniram nesta segunda para a instalação. Entretanto, em virtude da ausência de alguns parlamentares, as eleições para as presidências foram adiadas.
Segundo o Regimento Interno da Alepe, o pleito só pode ser realizado, na primeira convocação, com todos os titulares presentes. Ainda segundo a norma, quando isso não ocorrer, a eleição deverá ser convocada para outra data, e poderá ocorrer mesmo sem a presença de todos os membros titulares.
O Regimento ainda fala que essa votação poderá ser dispensada por meio de um acordo unânime entre os líderes, assinado pelo presidente da Alepe. Foi o que ocorreu na escolha da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) para exercer a presidência da Comissão da Mulher. A vice-presidência desse colegiado ficará a cargo da deputada Socorro Pimentel (União).
Diante da ausência dos deputados Pastor Cleiton Collins (PP) e Joel da Harpa (PP) nesta segunda nas comissões de Educação e de Cidadania, respectivamente, houve discussão entre os membros sobre a definição de uma nova data para a eleição, prevalecendo o entendimento de que essa convocação caberá ao presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB).
Confira a composição de cada uma das comissões: