A Assembleia Legislativa de Pernambuco publicou nesta sexta (29) o edital de convocação para a eleição da Mesa Diretora, que acontecerá na próxima segunda (2). O pleito se dará após a suspensão feita pelo STF da eleição para o biênio 2025 a 2027, que aconteceu no ano passado de forma antecipada
Atualmente, a Mesa é composta pelo presidente, Álvaro Porto (PSDB); Aglailson Victor (PSB) como 1º vice-presidente; Francismar Pontes (PSB), 2º vice-presidente; Gustavo Gouveia (SD), 1º secretário; Cleiton Collins (PP), 2º secretário; Socorro Pimentel (UB), 3ª secretária; Joel da Harpa (PL), 4º secretário; além dos sete suplentes: Rodrigo Farias (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Gilmar Júnior (PV), Alberto Feitosa (PL), William Brigido (Republicanos), Joãozinho Tenório (PRD) e France Hacker (PSB).
Para a vaga de presidente, não haverá bate-chapa, já que Álvaro é uma unanimidade entre os pares, contando com apoios de todas as vertentes. Já para a primeira-secretaria, além de Gouveia que vai à reeleição, a disputa tem Francismar Pontes trabalhando seu nome, após abrir dissidência no PSB, que declarou apoio a Gustavo.
O objetivo da bancada socialista é ocupar duas vagas na Mesa, sendo a primeira-vice com Rodrigo Farias e a 2ª secretaria, com nome ainda em discussão. Nos bastidores também se fala na possibilidade do atual líder do Governo, Izaías Régis (PSDB), entrar na corrida pela 1ª vice-presidência. Se disputar e for eleito, ele terá que deixar a liderança da bancada. Os candidatos terão entre 8h e 12h30 da próxima segunda para protocolar os nomes na secretaria-geral e a eleição está prevista para acontecer na sessão que começa às 14h30.
Confira