O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (9), o Projeto de Lei nº 2.346/2024, de autoria do deputado Waldemar Borges (PSB). A proposta institui o Dia Estadual em Memória de Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, o Frei Caneca, mártir da Confederação do Equador. A data será celebrada em 13 de janeiro, lembrando o dia de sua execução. O reconhecimento reforça a importância de Frei Caneca na história e nos ideais republicanos de Pernambuco e do Brasil.
Autor da proposta, Waldemar Borges (PSB) ressaltou que a medida visa reparar uma lacuna histórica de dar a devida dimensão àquele que, para ele, é o maior herói do país.
“Um dos líderes dos movimentos libertários que efetivamente plantaram, no que pese todas as adversidades que enfrentaram à época e dos desfechos trágicos que suas vidas tiveram, a semente de um estado brasileiro republicano, federativo e com as garantias dos direitos de cidadania já desenhadas”, enfatizou o parlamentar.