Para abrir as comemorações em torno do Mês da Mulher, a Alepe deu início, nesta terça (5), a uma série de atendimentos gratuitos para os servidores da Casa e a população. Com serviços de saúde e cidadania, o programa ‘Alepe Mulher Saúde’ terá continuidade nos dias 7 e 8 de março (quinta e sexta), como parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Toda a programação será feita em frente à sede da Assembleia Legislativa (Rua da União, 397 – Boa Vista, Recife – PE).
Até sexta (8), serão oferecidos centenas de atendimentos exclusivos para as mulheres, com ênfase na prevenção, autocuidado e bem-estar. Ao todo, serão disponibilizados 760 atendimentos entre exames de mamografia e clínicos de mama (a partir dos 40 anos), tireoide, consultas oftalmológicas e odontológicas.
Também há serviços de cidadania, direitos humanos e do consumidor. Os agendamentos para os atendimentos de saúde foram realizados por meio de uma central telefônica da Alepe, no período de 26 a 28 de fevereiro.
“O objetivo da Alepe é cuidar da mulher como um todo, não só da parte da saúde, mas também do seu bem-estar. Por isso, oferecemos uma série de serviços”, disse o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira.
Durante a ação, as pessoas poderão fazer testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatites, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia e ainda usar os serviços ambulatoriais do pé diabético, serviço extra voltado para pacientes com complicações provocadas pelo diabetes.
Servidora da Casa, Jaqueline França vai participar dos atendimentos mais uma vez. Em 2023, durante o mutirão de ações, Jaqueline descobriu a fase inicial de um câncer de tireoide, e agora retorna para a revisão com profissionais. “Essas ações incentivam as pessoas a se cuidarem. Elas acabam vindo e realizando exames, podendo até chegar em um diagnóstico, como foi o meu caso”, disse ela.
A aposentada Shelley Ramos, de 64 anos, visita a ação pela primeira vez e destaca a necessidade de mais espaços de atendimento voltados à população: “São exames muito importantes, que precisam ser feitos, e são normalmente muito caros. Para pessoas desempregadas, ou aposentadas, é difícil pagar por planos de saúde e consultas isoladas. Então, é uma prestação de serviço importante”, afirmou.
Parceiros – O ‘Alepe Mulher Saúde’ é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe (SSMO). Além dos serviços médicos, o programa contará com a parceria de outras instituições que colocarão seus serviços à disposição da população. Parceiros como o Detran-PE, Defensoria Pública, Neoenergia, Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Estadual da Mulher e o Procon-PE integram a ação.
Fórum – Logo após a programação ‘Alepe Mulher Saúde’, a Casa promoverá o I Fórum Mulher, que acontecerá de 11 a 15 de março, com a realização de palestras e debates com especialistas sobre temas ligados ao universo feminino. Inscreva-se aqui gratuitamente.