A Comissão de Agricultura da Alepe vai promover, nesta quinta (30), audiência pública para debater a importância da agricultura familiar e da agroecologia no combate à fome em Pernambuco. O tema dialoga com a Campanha da Fraternidade 2023, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e voltada ao enfrentamento da insegurança alimentar.
Foram convidados a participar do debate o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; além de parlamentares e representantes da Secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário; do Conselho pernambucano de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PE); da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape); entre outros.
Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Doriel Barros (PT) destacou que 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros atualmente são provenientes da agricultura familiar. “É preciso que haja investimentos nesse setor para que mais alimentos sejam produzidos de forma agroecológica. Também devemos oferecer mais qualidade de vida aos produtores. Esse é o caminho, possível, viável e justo”, afirmou.