A Câmara Municipal do Recife vai discutir amanhã (23) os problemas que envolvem a construção do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA) e no Hospital Ulysses Pernambucano (HUP). A audiência pública, que acontece em formato híbrido, das 14h às 18h, no Plenário da Casa, é uma iniciativa da Vereadora Elaine Cristina (PSOL).
Foram convocados representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias municipal e estadual deSaúde, dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, da Promotoria de Saúde do Ministério Público estadual (MPPE), além da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB).
Segundo a Elaine Cristina, ela foi procurada por profissionais de saúde do CAPS ad do CPTRA e do HUP que denunciaram a falta de transparência e profundas irregularidades da gestão municipal nas obras do Parque da Tamarineira. Os problemas envolvem questões de infraestrutura e de cuidado, como exposição assédio e deboche das pacientes mulheres em situação de crise em redes sociais dos trabalhadores da empresa de obra contratada, onde elas foram filmadas despidas, fuga de pacientes, colocação de cercas que dificultam e/ou impedem o tráfego de profissionais e usuárias/os, fios energizados soltos e em poças de água entre outras.