O bairro da Várzea, na zona Oeste do Recife, vai receber um contêiner do projeto Vale Luz, iniciativa que reverte a troca de resíduos por desconto na tarifa de energia. O lançamento vai acontecer neste domingo (28), às 14h, em uma parceria da Iron House com a Neoenergia, no Nosso Quintal, na Rua João Francisco Lisboa, 385, ao lado do Hub Plural.
O espaço vem sediando atividades de estímulo à economia criativa, produções culturais e se tornando um ponto de lazer e convivência. “A intenção é ampliar as possibilidades do local, indo além das atividades recreativas e culturais e trazendo uma pauta importante, que é a sustentabilidade e a consciência ambiental”, comenta Carol Boxwell, CEO da Iron House.
Assim, o Nosso Quintal será o anfitrião do Vale Luz na região. O projeto faz parte do programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e já conta com 30 pontos de atendimento no Recife. Para participar, a pessoa interessada deve levar os resíduos até o contêiner, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
O Projeto Vale Luz aceita uma série de recicláveis, como plásticos, catemba, papelão, vidro, ferro, óleo de cozinha, equipamentos eletroeletrônicos, latas de alumínio e garrafas PET. Todos os itens devem estar limpos e secos. O óleo deve estar frio. O valor do desconto será aplicado automaticamente na conta de energia indicada pelo participante.
Todos os itens arrecadados no Vale Luz são descartados de forma correta, junto a indústrias que promovem a reciclagem dos itens. “O projeto tem três pilares muito bem definidos. Atuamos promovendo a eficiência energética, pois as indústrias gastam menos energia para a fabricação dos produtos. No caso da latinha de alumínio a economia pode chegar a 95%. O segundo pilar é o meio ambiente, pois promovemos o descarte adequado de um material que provavelmente iria para o lixo comum. O terceiro é a econômica, pois contribuímos com a economia doméstica das famílias participantes”, comentou Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco.
O projeto Vale Luz já fez a destinação correta de mais de 3 mil toneladas de resíduos sólidos recicláveis e ofereceu mais de R$ 1,3 milhão em descontos nas faturas de energia elétrica de cerca de 15 mil consumidores pernambucanos. Apenas em 2023, foram recolhidas mais de 885 toneladas de resíduos, concedidos mais de R$ 530 mil em descontos na fatura, beneficiando 8.469 clientes.
Para a abertura, o espaço também receberá uma unidade móvel da Neoenergia. Especialmente no domingo, dia 28/04, serão disponibilizados diversos serviços, como a possibilidade de parcelamento de débitos, inscrição na Tarifa Social e alteração de titularidade. O programa Energia com Cidadania também possibilitará a troca de lâmpadas para quem desejar trocar suas lâmpadas antigas por lâmpadas de LED novas. Também serão feitas palestras de conscientização sobre o descarte adequado do lixo para a população e brincadeiras lúdicas sobre o tema com as crianças.
PROGRAMAÇÃO – Além da apresentação da parceria da Iron House com a Neoenergia, durante o evento o Nosso Quintal vai receber a feira criativa da Crabolando. Serão 25 expositores autorais e artesanais, que vão comercializar produtos de segmentos variados, como moda, decoração e gastronomia.
Ainda no dia, o Centro São Salomão vai promover um aulão de Capoeira para as pessoas de forma gratuita, às 16h sem inscrição prévia. Até as 20h, o público poderá assistir a apresentações musicais ao vivo e as crianças, de atividades e brincadeiras recreativas.
CONFIRA OS MATERIAIS ACEITOS PELO VALE LUZ:
PAPEL E PAPELÃO: jornais, revistas, cadernos e caixas.
PLÁSTICOS: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas).
METAL: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.
VIDRO: garrafas, potes e demais embalagens (não podem estar quebrados)
ÓLEO VEGETAL: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona.
ELETRÔNICOS: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.