Tenho falado sobre a política pernambucana de forma sempre a nortear os pré-candidatos e até mesmo aqueles que estão no exercício de seus mandatos, usando exemplo de como não fazer gestão a cidade do Cabo de Santo Agostinho, quinta economia do Estado, que não consegue sequer entregar fralda geriátrica aos seus munícipes.
Aqui também falei dos personagens de campanha, os que ficam sobre o muro, e que estão em dois lados diferentes, pessoas que esperam até o último segundo para mudar de lado, e assim essas situações vão ocorrer até o fechamento das urnas, sim, porque já vi caso que no dia das eleições pessoas mudaram de lado e isso também é muito comum.
Mas tem personagens que são muito mais “especiais” nesse processo, para esses não basta só está em dois lados diferentes, ficar em cima do muro, esse é a junção de todos os outros. Este personagem precisa mostrar para os dois lados que tem acesso tanto com um quanto o outro, para usar isso como poder de barganha, se encontrando com as equipes dos dois lados e até mesmo com os pré-candidatos dos dois lados para mostrar que ele ou ela é importante, que faz a diferença e que tem que ter sempre uma função de alto nível no projeto dos dois candidatos, fala com um candidato, uma coisa, depois fala com o outro outra coisa, e assim segue nesse mundo estranho que só vive, pois todo mundo em volta ver, sabe e até fala para os pré-candidatos e esse personagem não tá nem aí, transita nos dois lados livremente, fazendo o famoso leva e traz, levando informações de um lado para o outro e no momento certo ele decide de que lado fica, geralmente fica do lado de quem está na frente nas pesquisas e isso perto das eleições, pois até lá tudo pode acontecer e ele poderá ir para qualquer lado, caso as pesquisas mudem e isso é algo bem conveniente.
Esse personagem pode usar qualquer coisa como poder de barganha, vídeos, fotos, reuniões, encontros religiosos e outros, qualquer coisa para mostrar para os dois candidatos que ele ou ela tem poder de voto, tentando provar ser bem articulado.
Enquanto isso, as pessoas dos dois grupos se perguntam, mas e se fosse eu naquele vídeo? Naquela foto? Muito provavelmente já teria sido cancelado do seu grupo, o qual é o mais comum acontecer, a orientação é sempre a mesma, tenha lado, pois quem não tem lado acaba ficando do lado de fora e quem fica dos dois lados acaba caindo no descrédito de todos.
Carllos Nascimento