Como forma de estratégias para aumentar a segurança das crianças e adolescentes que compõem a Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria de Defesa Social realiza, na hoje quinta-feira (20), uma ação do programa Patrulha Escolar, dentro do âmbito de ensino. O ato conta com uma parceria conjunta com a Polícia Civil e Polícia Militar.
Durante o patrulhamento, também estarão presentes equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Gerência de Trânsito e Transporte (GTT), Ronda de Apoio ao Patrimonial (RONDAP), Patrulha Ambiental, Trânsito e Segurança (TS), Patrulha da Mulher, Guarda Cívil de Motopatrulhamento (GCMs) e Canil. A ronda será em todas as escolas e corredores escolares da parte urbana do município. O programa também prevê a realização de palestras educativas e de orientação aos possíveis ataques, bem como a sua prevenção.
Vale lembrar que o programa Patrulha Escolar, segundo a prefeitura, vem atuando nas escolas desde a última terça-feira (11), visando, sobretudo, combater a violência e o uso das drogas, através de ações preventivas. Nesse contexto, além de aumentar a integração com os gestores, professores, alunos e pais, a iniciativa municipal alia-se às atividades cotidianas, pertinentes às unidades de ensino.
A redação do Radar Metropolitano, vem recebendo várias reclamações de pais de alunos sobre a falta de segurança nas escolas do Cabo de Santo Agostinho. Segundo o Sr. Severino Antônio, pai de aluno da Escola Maria Tamar, em Gaibu, esse patrulhamento não deve acontecer apenas em um dia ou data específica, mas constantemente, para garantir segurança no ambiente escolar.
“É importante que este patrulhamento seja constante, não apenas hoje ou amanhã, a polícia, a guarda, deveriam sempre está presente nos arredores escolares e dentro da escola. Vimos esses ataques em várias cidades e pouco se viu patrulhamento nas escolas do Cabo”, comentou.