
Nesta terça-feira, (7), acontece no auditório do Centro de Formação Professor Elmo de Freitas, na área central do Cabo de Santo Agostinho, o Seminário intitulado: Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual: Um desafio para proteger meninas, adolescentes e mulheres, cujo objetivo é chamar atenção e denunciar esse crime hediondo, sendo uma grave violação dos direitos humanos.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,5 milhões de pessoas são vítimas do tráfico humano no mundo, movimentando uma economia criminosa de mais de US$ 32 bilhões por ano, tendo como recorte as meninas, adolescentes e mulheres negras como as principais vítimas.
O Seminário inicia às 8h, com as boas-vindas da coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) Izabel Santos, da secretária de Assistência Social, Mulher e Direitos Humanos Penélope Andrade. O primeiro painel tem como tema: Exploração Sexual: Contextualizando uma realidade invisibilizada e o segundo painel as estratégias locais e prevenção e enfrentamento ao tráfico de meninas e mulheres.
A coordenadora do Projeto Novas Pérolas, Hyldiane Lima, destacou a importância do seminário que objetiva ampliar o diálogo sobre o tema e fortalecer a rede de proteção do município. “Nós queremos aproximar cada vez mais essa temática sobre o tráfico de pessoas para fins sexuais contra meninas e mulheres da nossa rede de proteção, pois temos urgência em prevenir e enfrentar essa violência que desumaniza as vítimas desse crime cruel”, afirmou.
O evento é uma das ações do Projeto, sendo promovido pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e a Prefeitura Municipal do Cabo, tendo o apoio da Freedom, que financia o Projeto Novas Pérolas desenvolvendo ações de prevenção e enfrentamento às violências sexuais com estudantes de escolas públicas do Cabo.