Acontece nesta terça-feira (17/09), o Seminário Plano Municipal de Educação: um debate de todas/os! A atividade será às 14h, no auditório do Centro das Mulheres do Cabo (CMC). O encontro tem como público foco representantes do Conselho Municipal de Educação do Cabo, sociedade civil organizada, estudantes e gestão municipal.
A iniciativa é do projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco (ESA), como parte das ações realizadas na Semana de Ação Mundial – SAM 2024. Os Seminários já ocorreram nos municípios de Ouricuri e Mirandiba, no sertão pernambucano, abordando os Cassia Souza e Liz Ramos, que fazem parte da equipe do ESA. Liz Ramos, Assessora de Estudos e Documentos, apresenta os principais destaques e “achados” do estudo que está em elaboração, e que ela acompanha, sobre os Planos Municipais de Educação (PME) de Ouricuri, Mirandiba e Cabo de Santo Agostinho.
Abordando a educação fundamental nos Planos em vigência (2015-2025), a partir da Meta 2, os estudos destacam as dimensões de gênero, raça e território como fatores que necessitam ser considerados para se enfrentar as desigualdades educacionais no acesso, permanência e na qualidade da educação ofertada.
A partir da coleta e análise de dados quantitativos, do Censo Escolar INEP/MEC 2023 e outras fontes oficiais, são considerados aspectos de cada contexto, na análise de dados sobre acesso (matrículas), estrutura das escolas, perfil dos/as estudantes, considerando gênero, raça/etnia, entre outros enfoques, refletidos à luz do PME em curso e do próximo a ser elaborado. O estudo também contempla uma parte qualitativa. Mais de 100 pessoas, nos três municípios, foram ouvidas – incluindo conselhos de educação, sindicatos, estudantes, gestões municipais, sociedade civil, conselho tutelar, entre outras representações.