
A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho aprovou na manhã desta terça-feira (05), em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) 1165/2025, oriundo do Poder Executivo, que implanta o programa Do Cabo para o Mundo. O intuito do projeto é institucionalizar a oferta de vagas gratuitas e supervisionadas de intercâmbio internacional na Espanha e Canadá a estudantes do ensino fundamental anos finais da rede municipal.
A política pública foi planejada para fortalecer o domínio prático de inglês e espanhol, estimulando o desempenho acadêmico e da frequência escolar, fatores essenciais para a formação integral e ampliação de oportunidades educacionais.
Ao todo, 30 alunos serão contemplados com o Do Cabo para o Mundo, desde que atendam aos requisitos do programa como: ter idade entre 13 e 17 anos, ter se submetido a processo regular de concessão de visto custeado pelo município, obtido frequência mínima de 85%, alcançado a média de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico e possuir autorização do representante legal para participar.
Para o presidente da Câmara, vereador Anderson Bocão, o programa representa um marco no avanço da educação pública do Cabo. “A aprovação desse projeto é um passo gigante na transformação de vidas. A Câmara está comprometida com políticas que abrem portas e criam pontes. Ver alunos da nossa rede pública com a chance real de estudar fora do país mostra que estamos no caminho certo, acreditando no potencial da nossa juventude e investindo onde realmente faz a diferença: na educação”, ressaltou.
Os aprovados terão direito a três bolsas de manutenção para custeio de despesas pessoais, a serem pagas no decorrer do programa e enquanto estiverem residindo no exterior. Todo o orçamento para o programa Do Cabo para o Mundo será custeado pela Secretaria de Educação do município.