
Na manhã desta sexta-feira (8), a Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho participou do primeiro seminário internacional da história do município: “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo – Cases de Internacionalização”, realizado no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas. O evento marcou o encerramento da programação comemorativa de dois marcos importantes: os nove anos de atuação do Consulado da Eslovênia no Recife e os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os países da Europa Central, que incluem Áustria, Hungria, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia e Croácia.
O seminário fortalecer as conexões do Cabo de Santo Agostinho com mercados internacionais, promovendo oportunidades de negócios, parcerias acadêmicas, desenvolvimento de políticas públicas, além de estimular o intercâmbio de experiências em inovação, educação e comércio exterior. O evento reuniu empresários, representantes consulares, especialistas em comércio exterior e autoridades políticas para discutir estratégias de internacionalização e oportunidades de negócios.
Durante o evento foram apresentados diversos cases: Case de Internacionalização,Cabo Case de Internacionalização, Case Eslovênia e Internacionalização, Case com os países parceiros do Cabo (Canadá e Espanha), Cidadãos globais, impactos locais, Case de Internacionalização e Ambiente de Negócios em Pernambuco: Desafios regulatórios e oportunidades em Infraestrutura. A programação contou com a presença do cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, Rainier Michael, e do prefeito Lula Cabral.
O presidente da Câmara do Cabo, vereador Anderson Bocão, reforçou o compromisso do Legislativo com iniciativas que impulsionam o crescimento da cidade: “O Cabo está no mapa do comércio internacional, e a Câmara apoia toda ação que possa gerar empregos, atrair investimentos e projetar nossa cidade para o mundo. Esse é um marco histórico para o Cabo. Ao sediarmos um evento internacional como este, mostramos ao mundo nosso potencial logístico, industrial e turístico”, afirmou.
Já o prefeito Lula Cabral, em seu discurso, ressaltou o marco histórico e a importância de abrir o município para o mundo. “Talvez este seja o primeiro evento internacional que o Cabo realiza com essa magnitude. Nossa cidade tem localização estratégica, logística eficiente, e acima de tudo, uma população cheia de potencial. Estamos preparando o Cabo para o futuro, investindo em educação, capacitação profissional e parcerias que tragam desenvolvimento. Este seminário é a prova de que o Cabo está de portas abertas para o mundo, pronto para receber investimentos, gerar empregos e oferecer qualidade de vida para o nosso povo”, disse.
Com este evento inédito, a cidade entra para a agenda de debates globais, fortalecendo seu papel estratégico no cenário econômico e diplomático.