No primeiro dia de atos de rua da campanha para prefeito do Recife, os candidatos Daniel Coelho (PSD) e João Campos (PSB) protagonizaram uma polarização sobre o tema habitação.
A equipe de João Campos respondeu à imprensa a uma afirmação de Daniel Coelho de que a comunidade Caranguejo Tabaiares tinha sido abandonada pela prefeitura, e que o habitacional prometido nunca foi construído, justificando que o projeto para a construção de moradias está em curso.
Por sua vez, Daniel rebateu com dados concretos. Em caminhada realizada na comunidade na manhã de sexta (16), Daniel Coelho mostrou que o local destinado ao habitacional não tem nenhuma obra. A promessa deste habitacional foi feita em 2013, quando um incêndio destruiu dezenas de palafitas.
À época, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) esteve no local e anunciou 176 moradias. De lá para cá, nada foi feito e as famílias estão desassistidas. “Nossa prioridade é fazer o que precisa ser feito, sem falsas promessas. Nosso compromisso é contar a verdade sobre a cidade”, afirmou Daniel.
Daniel disse que encarou com surpresa o fato de, depois de ele anunciar que iria construir o habitacional como prioridade do seu governo, a gestão atual tenha disparado para a imprensa que isso já estaria sendo feito. “A primeira atitude do prefeito, já na manhã de hoje, foi mandar pra imprensa uma resposta à nossa proposta. Só que esta resposta não corresponde à realidade. É impossível dizer que algo foi feito porque, simplesmente, não há nada a ser mostrado pela gestão atual na comunidade”, enfatizou. E continuou: “O prefeito mandou até uma planta de um habitacional que estaria aprovado. O que tem no local é um matagal, nada além disso. O que a gestão do PSB não fez em 11 anos, nós vamos fazer no primeiro ano de governo”, concluiu.