A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao cantor e compositor Sérgio Lopes, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (29), por iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PP). O artista é natural de Campina Grande, na Paraíba, e passou a dedicar-se à música evangélica quando mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1982. O parlamentar ressaltou que, “ao longo de sua carreira, Sérgio Lopes nos presenteou com composições que tocam profundamente nossos corações”, afirmou ao destacar as músicas “O Amigo”, “Sonhos” e “Tente Lembrar”. A solenidade foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL).
O autor da homenagem, vereador Ronaldo Lopes pontuou que o reconhecimento não parte apenas por conta da carreira artística de Sérgio Lopes, mas também da sua relação construída com o Recife ao longo dos anos. “O artista, que nasceu em Campina Grande, tem o Recife como parte integrante de sua jornada pessoal e profissional. Suas raízes estão fincadas nesta terra, onde encontrou inspiração para suas canções e força para enfrentar desafios”, afirmou. “As suas letras são poemas que expressam a fé, a esperança e o amor divino de uma forma única e poderosa. Ele não apenas canta, mas também ministra, levando alento aos que precisam”.
Antes de entregar o Título de Cidadão do Recife, Ronaldo Lopes destacou que o homenageado, “se já residia no coração dos cristãos recifenses, agora, terá mais uma forte identidade”. E disse “que esta honraria seja um símbolo do nosso reconhecimento e apreço por tudo o que ele representa para nós, para o Brasil e para o mundo. Que a sua música continue ecoando pelos séculos, trazendo luz e inspiração a todos que a ouvem”.
Em seguida, o mais novo cidadão recifense, o cantor e compositor Sérgio Lopes, disse ter ficado feliz ao receber a homenagem e enfatizou a importância da amizade. Agradeceu aos amigos presentes na solenidade e que o acompanham há vários anos. “Eu agradeço essa homenagem. Agradeço o carinho desse grande Recife”, salientou. Então, cantou uma das suas músicas mais conhecidas, “O Amigo”. Os versos falam do amor de Jesus Cristo. “O amigo que eu encontrei me surpreendeu. Quando todos me deixaram, Ele me acolheu. E sarou minhas feridas, das algemas me livrou, lhe falei do meu dilema e Ele me escutou”.
Após as palavras e canção do homenageado, foi a vez da cantora Emilly Oliver fazer uma apresentação de outra música cristã. Ela cantou “O fogo não me queima”.
Mais uma vez, Sérgio Lopes voltou à tribuna da Câmara do Recife e cantou, em português e em hebraico, uma de suas músicas mais famosas, “O Lamento de Israel”.
A mesa de honra da reunião solene contou, também, com a presença do pastor Valberto Bandeira. Ao encerrar a solenidade, o vereador Paulo Muniz, que presidiu o evento, fez as suas considerações finais, parabenizando Sérgio Lopes pela honraria e ao vereador Ronaldo Lopes pela iniciativa. Em seguida, ele convidou a todos os presentes para acompanharem o Hino da Cidade.