O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) do município do Paulista tem sido alvo de denúncias de abandono e más condições de trabalho, conforme relatos por usuários e pela equipe multiprofissional do CAPSi. A unidade enfrenta problemas como falta de capinação, falta de ar-condicionado, banheiro interditado, ausência de alimentação e ameaças de paralisação por parte dos médicos. Além disso, imagens revelam a água invadindo o local nas chuvas dos últimos dias devido às condições precárias do telhado, ocasionando infiltrações e alagamentos. Apesar das denúncias, a Secretaria de Saúde do Paulista, mesmo alertada, ainda não tomou providências.
O CAPSi é o único serviço especializado em saúde mental voltado para crianças e adolescentes no município, desempenhando um papel essencial no cuidado desse público-alvo. No entanto, apesar de recém inaugurada, e de ser destino de emenda parlamentar da Senadora Teresa Leitão (PT), em 2021, na época deputada estadual, o descaso com a unidade resulta em desestruturação e sucateamento do serviço. A falta de estrutura adequada compromete o atendimento, impossibilitando a prestação de serviços para a maioria dos cerca de 300 usuários registrados, além de deixar aproximadamente 150 pessoas aguardando por atendimento. A situação se agrava diante da ausência de segurança, problemas na rede intersetorial e falta de manutenção do local.
Diante do descaso e das condições precárias enfrentadas no CAPSi em Paulista, a equipe multiprofissional enviou uma carta à Secretaria de Saúde, relatando as principais dificuldades e reivindicando mudanças. Entre as demandas estão a estrutura adequada, segurança, formação e capacitação para a equipe. A situação revela a urgência de intervenção por parte da Secretaria de Saúde para garantir o direito à saúde de crianças e adolescentes com demandas em saúde mental no município do Paulista. A falta de ação por parte das autoridades competentes compromete gravemente o atendimento e coloca em risco a qualidade de vida e o bem-estar dessa população vulnerável.
Veja vídeo
Da redação do Radar Metropolitano com informações do Blog Kennedy Lima.