A Casa Brasil IBGE Sudene recebeu hoje (5) a visita dos alunos da Escola Municipal Oswaldo Lima, do Recife. Esta foi a primeira atividade da iniciativa após sua inauguração, realizada na semana passada. A Casa Brasil, que funciona nas instalações da sede da Sudene, conta com um extenso material de acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de uma pequena biblioteca e uma série de atividades disponibilizadas por um equipamento interativo, que atraiu bastante a atenção dos adolescentes.
Os alunos participaram de atividades do IBGE Educa, canal de comunicação do Instituto com o objetivo de disseminar informações oficiais e confiáveis para o sistema público de educação. A plataforma voltada para a educação disponibiliza atividades para três grupos principais: crianças, jovens e professores. Com formato e linguagem adaptados para os diferentes grupos, o portal traz informações atualizadas sobre o território e a população do Brasil.
Durante a visita, os jovens puderam interagir com um totem digital, interligado ao sistema do IBGE, que disponibiliza diversas informações e atividades, como a brincadeira “Nomes no Brasil”. Os estudantes puderam pesquisar seus nomes e ter acesso a um histórico detalhado de como eles estão distribuídos pelo Brasil, assim como um gráfico que indica a popularidade e a incidência dos nomes ao longo dos anos.
Além dos equipamentos interativos, os jovens tiveram acesso à biblioteca da Sudene, onde parte do acervo físico do IBGE está armazenado. Na visita, os estudantes do Recife tiveram acesso a documentos raros, como o “Recenseamento de 1920”, que é o 4º Censo Geral no país, e o 1º da Agricultura e das Indústrias, além das “Notas Estatísticas Sôbre o Estado de Pernambuco”, de 1948.
Pela manhã, a Casa Brasil IBGE Sudene recebeu a visita de Antônio de Moura, gerente em exercício da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Na ocasião, o gestor discutiu a perspectiva de construir, em parceria com a Casa Brasil, ações culturais e formacionais no Recife e também no interior do estado.