Considerada um dos maiores festivais de tecnologia, criatividade e inovação, a Campus Party teve sua abertura nesta quarta-feira (4) em Pernambuco, com a participação da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. Com investimento de R$ 7,5 milhões do Governo do Estado, o evento volta a ser realizado no Nordeste depois de nove anos. Na abertura, a governadora ressaltou a importância do festival para que os participantes possam desenvolver seus potenciais. A Campus Party está sendo realizada na Arena de Pernambuco até o domingo (8).
“A Campus Party inspira as gerações para que possam trabalhar com ciência, tecnologia e inovação. É o fortalecimento do ecossistema de inovação em Pernambuco, porque a gente acredita que esse é o caminho do presente e do futuro. A gente está investindo muito em pesquisa através da nossa Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia. Aumentamos muito o valor das bolsas de mestrado, doutorado, incentivando esses estudos. Através das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Desenvolvimento Econômico, também temos trabalhado a atração de investimentos que podem trazer a nova economia para Pernambuco. São com essas iniciativas que a gente acredita no crescimento de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Em 2024, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), vem executando cerca de R$ 200 milhões em projetos de inovação, editais e contratos para aplicação de políticas públicas que contemplaram as mais diversas áreas de desenvolvimento tecnológico, econômico e de interesse do Estado.
No festival, a Secti-PE conta com um espaço para divulgar as ações estaduais nas áreas de gestão da pasta. “A Campus Party vem para um lugar onde o sistema floresce. A volta do festival ao Estado não apenas reforça o compromisso de Pernambuco com a inovação e o empreendedorismo, mas também serve como uma plataforma para estimular a interiorização do conhecimento e a participação de jovens e estudantes em áreas tecnológicas”, registrou a secretária da Secti-PE, Mauricélia Montenegro.
Uma das iniciativas do governo estadual na área de ciência, tecnologia e educação é o programa Trilhatec, lançado pela governadora em agosto. São 35 mil vagas em cursos de aperfeiçoamento, iniciação profissional ou de qualificação para estudantes da rede estadual de ensino.
A Campus Party conta, na Arena de Pernambuco, com nove palcos, seis produzidos pelas comunidades, além de diversos espaços, como a Arena de Disrupção e a Campus Kids.
“É muito bom voltar hoje aqui e rever a história da Campus Party, onde acontecem coisas incríveis. Aqui é possível dar uma oportunidade maravilhosa para a garotada, que às vezes não sabe como começar”, disse Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.