Passado o São João, comerciantes que atuaram no arraial da Avenida Rio Branco durante o São João do Recife comemoram o sucesso nas vendas. Entre os dias 14 e 30 de junho, nove pequenos negócios, além dos empreendimentos já instalados no endereço, tiveram um incremento ainda maior no faturamento durante os festejos juninos. O Gabinete do Centro do Recife, através do Programa Recentro, deu todo suporte a estes comerciantes. De acordo com levantamento feito pelo órgão, as vendas de negócios na Rio Branco foram cerca de 20% maiores que em 2023, enquanto na Rua da Guia foi o dobro em relação ao ano anterior.
“Para o meu negócio foi maravilhoso. Desde as vendas e a visibilidade que nossos produtos ganharam por alcançar um grande número de público. Foi o segundo ano e teve gente que nos procurou porque conheceu no ano passado. Só tenho a agradecer por mais uma oportunidade que a Prefeitura do Recife, através do Recentro, nos deu. E o São João deste ano foi gigante. Agradeço pela oportunidade e acolhimento de todos vocês em abrir essa porta como oportunidade aos empreendedores de rua da cidade do Recife”, comemorou Lílian Maiza, da Lev Gourmet e Artesanal, que vende tortas e bolos.
“O São João aqui no bairro do Recife ajudou a consolidar a renovação que está tomando o bairro. A movimentação para nós, comerciantes, e eu posso dizer aqui pelo Frege, é semelhante ao do Carnaval. Ficamos muito felizes com esta movimentação e a cidade, como um todo, sai ganhando. Não existia São João por aqui e agora tem”, destacou Paulo Braz, proprietário do Frege. Durante o período, a Prefeitura do Recife promoveu shows e decorou o espaço com cidade cenográfica, grandes pórticos luminosos, em formato de bandeira de São João, sanfona e fogueira.
“A gente cuidou com muito carinho daquele espaço e de cada comerciante. Esse também é um dos papéis do Recentro, na promoção de oportunidades de negócios para os pequenos empreendedores. Mas os grandes empreendimentos instalados na Rio Branco também tiveram aumento de vendas neste período. Esse ano o São João da Rio Branco foi sucesso de organização e fez com que muitas pessoas aproveitassem o polo da Rio Branco com suas famílias, consolidando o espaço no ciclo junino”, destacou Ana Paula Vilaça, chefe do Recentro.