Um projeto de lei (PL) que estabelece normas para a instalação do “telhado verde” em Pernambuco foi aprovado nesta terça (17) pelas comissões de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia. A proposição (PL 379/2023), de autoria da deputada Simone Santana (PSB), exige que, construções com mais de quatro pavimentos, tenham o revestimento de vegetação para aprimorar os aspectos paisagísticos e reduzir os impactos socioambientais.
Segundo a parlamentar, o excesso de concreto nas edificações aumenta as temperaturas das cidades, e a vegetação é uma forma de filtrar a radiação solar e drenar parte da água das chuvas. “Esse projeto prevê que se faça telhados verdes em construções novas e vai mitigar os danos e problemas socioambientais das cidades. Quanto mais adensada a cidade, mais importante a gente preservar espaços verdes”, argumentou Simone, que preside o colegiado de Ciência e Tecnologia. A proposição teve como relator, no colegiado, o deputado Edson Vieira (União).
De acordo com Simone Santana, a organização não-governamental Comunidade dos Pequenos Profetas (CPP), realiza um projeto com o telhado verde que beneficia moradores de baixa renda do bairro de São José, na região central do Recife, com o cultivo de hortaliças e verduras. O telhado conta com uma tecnologia japonesa e sistema de irrigação automático, além de 26 painéis solares que auxiliam na redução de gastos na energia elétrica.