Numa iniciativa conjunta entre o programa ProMorar e a Secretaria Executiva da Primeira Infância será lançado o primeiro Comitê de Crianças da Cidade do Recife. O projeto-piloto tem o objetivo de promover a cidadania e a participação social desde a infância, dando voz às crianças nas decisões que afetam as vidas nas comunidades. As primeiras áreas a contar com a gestão de meninos e meninas serão Dancing Days, Sítio das Mangueiras e Airton Sena, todas localizadas no bairro da Imbiribeira, e que estão inseridas no ProMorar. A posse será neste sábado (27), às 9h, na sede da Prefeitura do Recife, como parte da programação da Semana do Bebê 2024.
Durante o encontro, além da posse, as crianças receberão kits de materiais para uso durante suas atividades. No momento simbólico para início do mandato, as meninas e os meninos terão atividades lúdicas para conhecer o trabalho da Prefeitura.
Para selecionar os 13 participantes do Comitê de Crianças foram realizadas inscrições, seguidas de sorteio público. As crianças escolhidas têm entre 6 e 12 anos de idade e, além da moradia nas comunidades de Dancing Days, Sítio das Mangueiras e Airton Sena, estão devidamente matriculadas em instituição de ensino pública ou privada do ecife. As áreas onde moram serão beneficiadas pelo programa ProMorar com obras de urbanização integrada que estão com os projetos em fase de elaboração.
“O ProMorar tem como premissa a participação cidadã, utilizando de um método inovador que permite a escuta e a colaboração ativa da população. Então o envolvimento das crianças e a perspectiva de inseri-las numa mesa de debate sobre as comunidades onde moram é um bom caminho para a implementação de melhorias”, afirma João Charamba, chefe do gabinete do ProMorar.
O Comitê contará com encontros mensais e serão realizados nas comunidades onde residem. Na programação também haverá visitas a espaços públicos da cidade. Os encontros serão sempre mediados por integrantes do Gabinete do ProMorar Recife e da Secretaria Executiva da Primeira Infância, tendo suas pautas definidas previamente pelas próprias crianças em sua primeira reunião.
O Comitê deverá elaborar um documento final, com o relatório dos encontros, os seus encaminhamentos e as propostas construídas. Esse documento será entregue ao prefeito João Campos no final do ano de 2024. Após avaliação do projeto-piloto, pretende-se estendê-lo para outras comunidades beneficiárias do ProMorar Recife e estabelecer sua metodologia como uma ferramenta participativa replicável para a implementação de outras políticas públicas.
PROMORAR – O programa da Prefeitura do Recife tem como missão promover a habitabilidade e o desenvolvimento socioeconômico nas Comunidades de Interesse Social da cidade. Serão realizadas obras de urbanização integrada, encostas e macrodrenagem da bacia do rio Tejipió.