A inflação, chamada também de taxa de inflação, é uma variável econômica que corresponde ao aumento dos preços dos bens e serviços de um país em um período determinado.
Quando os salários não são ajustados conforme a inflação, a flutuação no valor final das mercadorias e dos serviços condiciona uma diminuição do poder de compra.
A inflação ela se dá pela oferta e demanda, um exemplo, na prática:
Imagine que você tem 10 bolos para vender e tem 20 pessoas procurando, a procura está maior do que você consegue produzir, então automaticamente você aumenta o preço do bolo. Porém, se você produzir 10 bolos e tiver apenas 3 pessoas procurando, você reduz o preço do bolo para ter saída e você conseguir faturar, assim funciona a inflação, oferta e demanda.
Mas como fazer para reduzir a taxa de inflação, o governo faz isso através da TAXA SELIC, A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país — sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira. Então quando a taxa Selic está em alta, faz com que a demanda diminua e isso faz com que a inflação reduza. Quando a taxa Selic está em baixa, faz com que fique mais atrativo adquirir, produtos bancários, dentre outros.
Como se proteger da inflação?
Você pode se proteger da inflação através dos investimentos na renda fixa e renda variável, montando uma estratégia onde você consiga uma taxa de retorno que seja igual ou maior do que a taxa da inflação no período ou no ano, assim faz com que ao invés de você perder poder de compra, você ganhará poder de compra. Você consegue acompanhar a taxa da inflação e a taxa Selic, através do site Banco Central do Brasil (bcb.gov.br).
Por: Rhaldney Piauilino