
Uma chamada pública de inovação aberta foi lançada, nesta terça-feira (22), para empresas, startups e entusiastas da tecnologia de todo o país se inscreverem e propor soluções inovadoras, com foco em resultados concretos para a gestão pública e para o desenvolvimento do setor portuário. A solenidade aconteceu no estande do Porto de Suape, durante o primeiro dia da 29ª Intermodal South America, maior evento de logística, de transporte de carga e de comércio exterior da América Latina.
O certame é o primeiro no setor portuário no Brasil que acontece na modalidade contrato público para solução inovadora (CPSI), reforçando o compromisso do atracadouro pernambucano com a inovação e transformação digital. O edital estará disponível ao público para inscrição no site de Suape a partir desta quarta-feira (23).
Ainda no estande high tech da estatal portuária, o diretor-presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto; e a diretora de Inovação e Transformação Digital, Adriana Martin, assinaram um contrato de exploração comercial do Port Management Information System (PMIS), sistema próprio de gestão das operações portuárias desenvolvido em parceria da estatal com o Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar), para aprimorar a eficiência operacional do tráfego marítimo e alavancar a transformação digital no porto . O PMIS será ofertado a outros complexos portuários em operação no país.
“Suape é um porto robusto que pede por times dedicados que trabalhem soluções inovadoras para a otimização dos processos. O lançamento desses dois produtos é mais uma demonstração em que estamos inseridos no contexto da inovação, transformação digital e de modernização, ofertando ao mercado excelência operacional e ganho de eficiência”, ressalta Armando Monteiro Bisneto.
A diretora Adriana Martin comemorou os lançamentos simultâneos das iniciativas de inovação e transformação digital, considerando as iniciativas um marco no setor portuário brasileiro. O gerente de Inovação do Cesar, Adriano Gomes, esteve presente no ato de assinatura do contrato do PMIS. O centro de pesquisa, sediado no Recife, tem atuação em todo o país e na Europa.
INTEGRAÇÃO
O primeiro dia da participação de Suape na feira foi marcado por encontros importantes do setor, a exemplo da 2ª Assembleia Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), que aconteceu no estande da estatal, com representantes de 15 portos públicos do país. Os integrantes versaram sobre o Projeto de Lei 733/2025, que está tramitando no legislativo federal e que dispõe sobre a exploração dos portos e as atividades do setor em geral.
CONEXÕES
No início da noite, o titular da estatal portuária pernambucana recepcionou a ministra de Portos e Aeroportos em exercício, Mariana Pescatori, além de representantes de empresas do setor de energias renováveis, entre outros players com interesse em investir no complexo industrial pernambucano. A diretoria do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), localizado em Suape, também marcou presença no estande.
Nesta quarta (24), penúltimo dia da Intermodal South America, o estande terá grande movimentação com reuniões estratégicas com líderes do segmento de logística portuária. No espaço de Suape, na Rua G, o visitante é convidado a mergulhar em uma experiência imersiva, em viagem virtual com óculos 3D às instalações do sexto porto público mais movimentado do Brasil.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; o secretário-executivo de Atração de Investimentos da SDEC, Maurício Laranjeira; o presidente do Porto do Recife, Paulo Nery; além de representantes da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, também estão presentes no estande, para realização de encontros importantes para a atração de novos investimentos para Pernambuco.
“A Intermodal é um evento de grande importância para a cadeia produtiva nacional e, sobretudo, para Pernambuco. Trata-se de um espaço fundamental para apresentarmos os potenciais do estado e construirmos novas pontes, atraindo investimentos. Vale pontuar que foi na Intermodal de 2024 que abrimos o canal de diálogo com o setor de produção de grãos do Centro-Oeste. Firmamos parceria com a Agência de Desenvolvimento de Goiás para incentivar o escoamento da produção do agronegócio daquela região por Suape”, comentou Guilherme Cavalcanti.
De acordo com ele, desde o início da gestão, a determinação da governadora Raquel Lyra tem sido ampliar o diálogo com todos os agentes do setor produtivo. “E os resultados já são visíveis. Há mais de dois anos, vivemos uma escalada de grandes investimentos, com crescimento econômico e geração de empregos”, complementou.