
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Controladoria-Geral do Município, está entre as 20 iniciativas selecionadas em todo o Brasil para participar do CoLabs 2025 — programa nacional de aceleração e mentoria promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio do Laboratório de Inovação em Governo (Gnova Lab), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Após ser aprovada na primeira etapa e passar pela fase de entrevistas, a proposta inscrita pelo laboratório de inovação da Controladoria, o CTRL+F5, com o projeto “Ouvir para transformar: o uso estratégico de dados para uma gestão pública centrada nas pessoas”, conquistou uma das 20 vagas oferecidas no país.
As equipes selecionadas representam todas as regiões do Brasil e apresentam grande diversidade em seus perfis: 16 das 20 são lideradas por mulheres e nove contam com lideranças negras. Jaboatão é um dos quatro municípios selecionados, ao lado de iniciativas estaduais e federais que compõem o grupo final.
“A seleção para o CoLabs 2025 é o reconhecimento do trabalho sério e inovador que vem sendo desenvolvido pela Controladoria do município. O projeto Ouvir para transformar reforça o nosso compromisso com uma gestão moderna, participativa e eficiente, que coloca o cidadão no centro das decisões”, destacou o prefeito Mano Medeiros.
Com duração aproximada de 12 meses, o CoLabs oferece formações, mentorias e apoio técnico especializado para o desenvolvimento de soluções inovadoras no enfrentamento de problemas públicos complexos.
A lista completa das equipes selecionadas pode ser conferida no site da Enap: https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/colabs-2025-confira-as-20-equipes-de-unidades-de-inovacao-dos-governos-federal-estadual-e-municipal-selecionadas-para-o-programa