
A Assembleia Legislativa de Pernambuco e a Uninassau assinaram, nesta segunda-feira (01.09), convênio de cooperação técnica que possibilitará a alunos dos cursos de medicina e nutrição da instituição de ensino realizarem estágio supervisionado na Casa. A parceria vai incrementar e qualificar a mão de obra dos serviços prestados pela Superintendência de Saúde Medicina Ocupacional (SSMO).
De acordo com o convênio, médicos preceptores e suas respectivas equipes de estudantes-residentes passarão a atender servidores e a comunidade em projetos como o Alepe Cuida, que desde 2022 vem oferecendo assistência médica e cidadania a moradores do Grande Recife e demais regiões do estado. O mesmo vale para a área de nutrição. Os atendimentos serão ampliados em quantidade e qualidade, inclusive com um leque maior de especialidades médicas.
O convênio foi assinado pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto; primeiro-secretário da Casa, Francismar Pontes; e o pelo CEO da Uninassau, Jânyo Diniz. De acordo com Porto, a parceria vai garantir maior capacidade e eficiência à população. “É muito bom poder ampliar nossa rede de trabalho e assistência especializada. Principalmente porque estamos assegurando mais e melhores serviços para os servidores e para o Alepe Cuida”, disse.
O deputado Francismar Pontes avalia o convênio como um caminho de fortalecimento da saúde e da cidadania. “Uma parceria desta natureza permite à Alepe proporcionar um atendimento cada vez mais especializado, atendendo a demandas de extrema relevância da nossa população. Só temos a comemorar e a agradecer à Uninassau”, afirmou.
Por sua vez, Jânyo Diniz destaca que além de solidificar a parceria com a Alepe, o convênio possibilitará aos alunos ganharem, acima de tudo, conhecimentos práticos. “Eles estarão em contato direto com o paciente, com o professor do lado. O mesmo professor que faz todo o atendimento dentro do hospital estará fazendo o acompanhamento em todas as atividades práticas”, observou.
Já a gerente do curso de medicina da Uninassau, Iana Sales, explica que professores médicos e os nutricionistas, disponibilizarão suas agendas e, junto com os alunos, irão atender à comunidade prestando serviço de qualidade nas diferentes áreas. “Não apenas na nutrição, mas saúde da mulher, saúde do idoso, pediatria, gastro, entre outras”, disse.
A cerimônia de assinatura foi acompanhada pelos deputados Rodrigo Faria, Luciano Duque e Édson Vieira.