
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possível fraude contábil nas contas do CaboPrev realizou, nesta quinta-feira (02), a primeira audiência no plenário da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, definindo os rumos da investigação.
A audiência teve como objetivo principal ouvir testemunhas da instituição, colher depoimentos, além de requisitar informações e documentos. A investigação ocorre a partir do requerimento nº 01/2025, que apura o pagamento de diárias pela autarquia municipal de previdência social. Os trabalhos começaram pela manhã e se estenderam durante todo o dia. Na primeira parte da audiência, realizada até o meio-dia, foram ouvidas quatro testemunhas, e no período da tarde, retomaram-se os depoimentos com mais três testemunhas, totalizando sete depoimentos.
Todas as testemunhas são funcionários e ex-funcionários do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município (CaboPrev). A próxima reunião da CPI ocorrerá durante o mês de outubro, quando novas testemunhas deverão ser ouvidas.
Instalada no dia 27 de agosto, após aprovação em plenário, a CPI já recebeu documentos que irão subsidiar o andamento das investigações. A iniciativa partiu do vereador Paulo Farias, que apresentou denúncias sobre possíveis irregularidades nos gastos com diárias e passagens da autarquia, que podem chegar a R$ 500 mil.
Durante a abertura da audiência, o presidente da comissão, o vereador Rodrigo Netto, destacou o papel da CPI. “Nosso compromisso é conduzir os trabalhos com seriedade e transparência, garantindo que todas as informações sejam analisadas de forma criteriosa para dar uma resposta à sociedade cabense”, comentou.
A CPI do CaboPrev é presidida pelo vereador Rodrigo Netto, tem como relator o vereador Paulo Farias e como membro a vereadora Gabi Jerônimo. Ao longo dos trabalhos, serão ouvidos depoimentos, analisados documentos e reunidas informações que darão suporte à apuração das denúncias.
As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) são um dos mais importantes mecanismos de fiscalização do Poder Legislativo, com a função de investigar fatos de relevância para a vida pública e o interesse coletivo.