A candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/Rede) assinou nesta última sexta-feira (23) a Carta Compromisso do Instituto Menino Miguel. O documento foi escrito por crianças de 4 a 6 anos, assistidas pelo Instituto. Na carta, elas escreveram as suas propostas para o Recife que desejam. Antes da assinatura, Dani falou sobre a importância de pensar políticas públicas para a primeira infância. “A gente precisa trazer política de primeira infância, pensada de maneira transversal. É preciso pensar desde o nascimento, o acesso à saúde e o fortalecimento da atenção básica. E essa atenção básica precisa falar também de segurança alimentar. É necessário que as crianças tenham condições de crescerem fortes, nutridas e seguras.”, destacou.
Mirtes Renata, mãe do menino Miguel, esteve presente no evento e disse ter ficado emocionada ao ler a carta. “É uma alegria muito grande estar aqui neste momento, principalmente por ser um momento tão importante que é a assinatura desta Carta Compromisso. Uma carta pensada pelas crianças. Hoje eu li essa carta e me emocionei muito com os pedidos delas para a cidade, para a escola, para comunidade e achei muito emocionante. Uma delas chegou a pedir um pé de maçã na sua rua. Isso quer dizer uma cidade mais arborizada.”, falou emocionada. Ao final do compromisso, todas e todos falaram em uma só voz, “Miguel presente. Miguel pra sempre!”.
O Instituto Menino Miguel, foi criado em 13 de outubro de 2020, com o intuito de agregar e fortalecer ações que já vinham sendo desenvolvidas no âmbito das infâncias, das adolescências, das velhices, das famílias e do cuidado humano. O Instituto é um órgão executivo e vinculado à Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Durante o processo de estruturação do Instituto, aconteceu a tragédia onde Miguel teve a sua vida ceifada, ao ser abandonado no elevador do prédio onde a sua mãe trabalhava como empregada doméstica, pela sua empregadora e, em homenagem a Miguel, o Instituto recebeu o seu nome.