A Deputada Estadual Dani Portela (PSOL) receberá na próxima quinta-feira (4), às 14h, a Medalha de Mérito Olegária Mariano da Câmara Municipal do Recife (CMR). A homenagem, de iniciativa da Vereadora Elaine Cristina, do mesmo partido, reconhece personalidades femininas que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e que comprovadamente promovem benfeitorias à humanidade. Olegária Mariano foi uma abolicionista recifense do século XIX.
Para a Vereadora Elaine Cristina, é uma honra a entrega da honraria. “Dani é uma mulher que tem construído sua história política com honra e respeito à todas as pessoas, especialmente das que mais necessitam de um Estado que promova dignidade e justiça. Sua luta e trajetória me inspira e estar aqui na Câmara Municipal com pautas que nos aproximam e se complementam”, afirma.
Dani Portela é uma mulher negra, mãe de Alice e Jorge, advogada, historiadora e professora, além de ser alfabetizadora de adultos pela Pedagogia Paulo Freire. Foi a vereadora do Recife mais votada nas eleições de 2020. Os dois anos de exercício na Casa José Mariano e, atualmente na Assembleia Legislativa (ALEPE), expressam uma atuação política de base popular, antirracista, jovem, feminista, LGBTQIAPN+ e anticapacitista.
A parlamentar fez história e abriu caminho para que outras mulheres negras, como Elaine Cristina, ocupem espaço no poder legislativo. Em 2018, foi candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSOL, partido que integra desde 2016, alcançando o terceiro lugar no pleito, sendo até então a mulher com a maior votação nominal ao cargo (188.087). Em 2020 foi eleita vereadora do Recife, sendo a parlamentar mais votada da eleição (14.114) e em 2022 foi eleita Deputada Estadual com 38.215 votos. Atualmente é a pré-candidata à prefeitura do Recife, pela Federação PSOL/Rede.