
A deputada estadual Dani Portela realiza nesta terça-feira (23) Reunião Solene em homenagem aos defensores e defensoras dos direitos ambientais. A iniciativa visa reconhecer e valorizar a atuação de quem contribui com a preservação da biodiversidade, o enfrentamento à crise climática e a proteção dos territórios de Pernambuco. Serão entregues Votos de Aplauso a mais de 60 organizações. A cerimônia acontece às 18h, no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
“Enaltecer a trajetória de defensoras e defensores do nosso meio ambiente é reafirmar o compromisso com a justiça climática e com estratégias de adaptação às mudanças climáticas. Vivemos uma verdadeira crise. É importante que aproveitemos o momento para fortalecer a cooperação de todas as pessoas para um futuro sustentável”, destacou a deputada Dani Portela.
A solene lançará a cartilha “Racismo Ambiental e Justiça Climática”. Este é o quarto volume da série “Educando para os Direitos Humanos” realizada pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, da qual a parlamentar é presidenta. De forma didática, o material discute os impactos das mudanças climáticas agravados por fatores de raça, gênero e classe, entendendo população negra, mulheres, comunidades quilombolas, povos indígenas e comunidades tradicionais como públicos mais afetados. A série Educando para os Direitos Humanos recebeu o prêmio Abel 2025, com o segundo lugar na categoria publicações.