O deputado estadual pastor Cleiton Collins nasceu na cidade de Petrolina de Goiás (GO) e no dia do seu aniversário, nesta segunda-feira (7), recebeu uma das maiores honrarias da Câmara Municipal da capital pernambucana: o Título de Cidadão do Recife. A iniciativa da solenidade partiu da Comissão Executiva da Casa e foi conduzida pelo presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB), que quebrou o protocolo e convidou a esposa do homenageado, vereadora Michele Collins (PP), para fazer o discurso de saudação. O plenário estava repleto de familiares, amigos e admiradores.
A vereadora Michele Collins estava bastante emocionada ao falar sobre o mais novo cidadão da capital pernambucana. “O homenageado de hoje, pastor Cleiton Collins, é um parlamentar com uma extensa folha de serviços prestada ao Estado de Pernambuco, em especial ao Recife. Sua trajetória política iniciou em 2003 quando se lançou candidato a deputado estadual. Lembro, na época, que tínhamos poucos recursos financeiros, contávamos apenas com a ajuda de amigos para realizar a campanha. É dele a iniciativa do ministério Recuperando Vidas com Jesus, um grandioso projeto evangelizador que reúne milhares de pessoas desde 2007, o qual reúne todos os anos atrações nacionais e locais do segmento gospel e arrecada milhares de quilos de alimentos não perecíveis doados para a Saravida e outras instituições que realizam um importante trabalho de prevenção às drogas e tratamentos de dependentes químicos”.
Michele Collins detalhou a vida política do pastor Cleiton Collins. “Ao longo da sua exitosa e profícua trajetória política, foi o deputado mais votado da história do Estado de Pernambuco em 2014, quando teve 216.874 votos. É autor de normas de destaque em Pernambuco, como a lei nº 17.260/2021, que define o serviço das igrejas como atividades essenciais no Estado; a lei 17.973/2022 que cria a Política Estadual de Reinserção Social para Dependentes Químicos Recuperados; e a lei nº 16.675/2019, que regulamenta o funcionamento das Comunidades Terapêuticas em Pernambuco, sendo o Estado o primeiro a ter um dispositivo desse teor no país, entre tantas outras”.
A parlamentar fez questão de agradecer a iniciativa do Título de Cidadão à Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife. “Não posso deixar de agradecer a iniciativa da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife em promulgar o decreto legislativo nº 780/17, na pessoa do nosso digníssimo e atuante presidente, vereador Romerinho Jatobá, concedendo a honraria mais importante do Legislativo Municipal ao meu esposo. A vocês minha profunda gratidão pela oportunidade ora concedida. A solenidade de hoje também é uma homenagem aquele que é uma referência primordial na vida dos seus filhos Karine Ruad, Isis Ruana, Lohaine, Raabe e Alef Cleiton, os quais possuem grande admiração pela sua sabedoria em educar, pela capacidade de compreender, de mostrar perseverança, coragem e lealdade a grande legião de amigos e admiradores do seu trabalho. A cidade do Recife o acolhe neste momento, como filho, irmão e conterrâneo, e se sente orgulhosa em conceder essa valorosa distinção, face à sua expressiva contribuição em prol da nossa cidade”.
Após o discurso de Michele Collins, foi exibido um vídeo detalhando a vida pessoal do homenageado. Logo depois, foi realizada uma apresentação musical executada pela cantores Lohaine e Alef Collins e por Leonardo Gregório no teclado.
Mais novo recifense, o deputado estadual pastor Cleiton Collins relembrou a sua chegada na cidade, que começou no Edifício Ébano, localizado no Centro da cidade. “Foi aqui, nessa cidade maravilhosa, que eu conheci o pastel de vento que, muitas vezes, matou a minha fome. Quem vem para o Recife não quer mais ir embora, assim conta a história do holandês Maurício de Nassau, que não quis deixar a cidade”, disse.
Ele fez questão de ressaltar que a sua vida foi formada no Recife, onde está há cerca de 40 anos. “Foi aqui onde construí a minha família. Casei, tive filhos e, agora, netos, que representam o futuro da cidade. E esta Casa trabalha em torno desse futuro, pensando no amanhã dos nossos filhos, netos e dos jovens, para trazer mais educação, trabalho. Isso é uma missão de cada um de nós aqui e quero continuar me colocando nessa missão, junto com cada um de vocês”, afirmou.
Ao citar versos da música “Homenagem a Recife”, de Azulão, o deputado estadual expressou que a letra resume “um pouco o que estou sentindo agora”. Ele aproveitou para agradecer a homenagem e o reconhecimento recebido. “Quero agradeceu a Deus pois, nesse Estado que me acolheu e tive, por seis mandatos, a confiança do povo de Pernambuco pelo trabalho demonstrado e pela experiência vivida. No meu maior momento de dor, foi o Recife que me adotou, e eu só posso agradecer a cada recifense e pernambucano e dizer que não sou digno. Eu tenho uma frustração, mãe, porque eu queria ter sido gerado aqui, porque eu amo demais esse Estado, mas coube a Deus que eu nascesse lá [em Goiás]. Quero expressar a minha enorme gratidão a esta terra que me acolheu, agradecer a Casa de José Mariano e a cada vereador e vereadora que aprovou essa proposta. Obrigado, de coração. Este é o maior presente que estou recebendo no dia do meu aniversário: o Título de Cidadão Recifense”. Um vídeo produzido pelo homenageado, exaltando e agradecendo o acolhimento recebido no Recife, foi exibido após a sua fala.
Em seguida, o presidente da solenidade, vereador Romerinho Jatobá, parabenizou o reconhecimento. “Eu parabenizo a vereadora Michele Collins por hoje estar, em nome da Comissão Executiva, fazendo todo o reconhecimento da história e da trajetória do pastor Cleiton Collins. Ele empresta o seu nome ao povo de Pernambuco e faz um trabalho muito grande na área social e também religioso, mudando a história de vida de muita gente que está aqui. Nessa tribuna, você encheu o peito e o coração para dizer do seu amor pelo Recife, cidade que escolheu. E hoje você pode sair daqui com a certeza do reconhecimento do povo recifense”.
A mesa de honra da reunião solene foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto; pelo deputado federal Lula da Fonte; a Promotora de Justiça Dalva Cabral de Oliveira e por Rubens Júnior, Secretário Executivo da Casa Civil.