Com todo o gás e disposto a provocar o Governo do Estado, nos últimos dois dias (5 e 6), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), em reunião plenária na Assembleia Legislativa Pernambuco (Alepe), listou vários problemas mantidos ou originados a partir da gestão do governo Raquel Lyra. As críticas foram, na maioria, referentes à saúde pública.
“A reforma no HR está prevista para acontecer em quatro setores e, até agora, somente um está sendo reformado, a passos lentíssimos! Enquanto o Carnaval acontece aqui fora, os vídeos circulam na internet, mostrando corredores extremamente lotados, com pacientes sob o sol. Isso é desumano, é algo que aumenta o risco de infecção e o risco de morte!”, apontou o parlamentar.
Gilmar também classificou a atitude do Estado em solicitar servidores cedidos ao município como incompreensível. “É, no mínimo, contraditória. Se o estado entende que há essa necessidade, por que não convoca os concursados para ocupar as vagas que lhes são de direito? A segurança pública, por exemplo, tem um déficit expressivo! Tem 900 policiais penais esperando nomeação! E na saúde, nem se fala! Escassez de pessoal em todos os hospitais públicos com concurso em vigência! O chamamento de Raquel, não atinge somente secretários de saúde, secretários de segurança e diretores de escola, atinge profissionais que atuam em serviços básicos. Atinge, exponencialmente, a população. Não podemos normalizar a bagunça na gestão pública!”, concluiu Gilmar Júnior.