O shopping é um verdadeiro parque de diversões para muitas mulheres (e homens também). Muitas passam horas percorrendo os corredores e nem percebe as horas passando, não é mesmo?
Você sabia que tudo ali foi pensado, estudado e calculado para fazer você comprar mais? Pois é. Tudo mesmo, desde a arquitetura, passando pela decoração e administração dos shopping centers. Tudo ali conspira para que você consuma sempre mais, então, fica ligado nessas estratégias!
Espelho espelho meu: Os espelhos dentro dos provadores das lojas são feitos para que as pessoas se vejam mais bonitas, altas e bronzeadas. Já os espelhos fora dos provadores, tem o papel importante nas vendas: caso a pessoa não esteja se sentindo bem com a autoestima baixa, ser ver e olhar-se no espelho, pode acabar despertando o desejo de consumir e melhora a autoestima consumindo mais.
Dança das vitrines: Lojas substituídas, reformadas, mudando de ponto – a administração prevê e estimula essas alterações. Isso dá aos visitantes desculpa para voltar para “conhecer os espaços novos”.
Em casa: Espaços com poltronas e plantas existem para criar “situações residenciais”. A ideia é que um marido se sinta na sua sala de estar e deixe assim, a esposa livre para consumir à vontade.
Luz e sombra: Pode reparar: os corredores dos shoppings são muito mal iluminados, mas isso não é um acidente e nem economia de energia elétrica. É que a pouca iluminação das passagens faz as luzes das vitrines se destacar, atraindo seus olhos.
Compre agora: A loja dá um desconto e você adiciona um senso de urgência à mensagem e pronto: aí está um marketing perfeito em poucas palavras. Às vezes, as lojas oferecem grandes descontos por apenas um dia. Vendas por tempo limitado podem aumentar a compra por impulso.
Mundo lá fora: Os shoppings evitam as interferências externas sem janelas, vidros ou relógio. Para amenizar a sensação de que você perdeu o dia lá dentro, ou até mesmo não perceber que já anoiteceu.
Piso escorregadio: O piso dos shoppings é liso e um pouco escorregadio, forçando você a andar mais devagar e automaticamente passar olhando as vitrines.
Aumente o som: Perceba que o ambiente do shopping sempre está tocando alguma música com um volume alto e com isso fazem as pessoas falarem mais alto para conseguirem conversar, isso é uma estratégia para que ao entrar na loja, você saia de um ambiente barulhento para um local calmo e com uma música ambiente, fazendo você se sentir mais confortável, fazendo que você não queira sair da loja.
Cheiro de pipoca: Quem nunca sentiu aquele cheiro delicioso de pipoca vindo do cinema, nada mais é que uma essência colocada no ar-condicionado para que desperte a vontade de você comer uma pipoca quentinha e na manteiga.
Agora que você já sabe, fique ligado nas próximas vezes que for ao shopping.
Por: Rhaldney Piauilino