O medo e o nervosismo que antecedem as provas práticas para a primeira habilitação de trânsito (Carteira Nacional de Habilitação) poderão ficar um pouco menores para os candidatos em Pernambuco. Isso porque o Detran-PE lançou o Projeto Tranquiliza visando relaxar os candidatos antes do exame.
A ajuda, inclusive, foi pensada com base em estatísticas reais do próprio órgão. Dados da Gerência de Habilitação de Condutores do Detran-PE apontam que uma média de 4,4 mil candidatos são reprovados nas provas práticas por mês no Estado – o que representaria quase 60% do total de pessoas que tentam fazer o teste.
E, para o Detran-PE, não restam dúvidas de que o nervosismo é o que mais influencia nesses índices de reprovação. “A ideia do Tranquiliza é fazer com que o candidato tenha um momento para respirar, melhorar a concentração e obter condições mais favoráveis para o êxito na prova”, explicou o presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira.
O Projeto Tranquiliza funciona com um breve bate-papo entre os candidatos e uma psicopedagoga, numa sala apropriada, pouco antes do início da prova, no pátio do Detran-PE.
No encontro, os candidatos trabalham a respiração, leem frases motivacionais e recebem dicas como, por exemplo, não esquecer de observar o “Pare” na pista, usar os óculos (se for o caso), e evitar ficar olhando a área do pátio antes de entrar ou dar atenção aos comentários negativos de outros participantes.