Os cuidados necessários para transitar em segurança pilotando uma motocicleta foram o foco do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), durante blitz educativa, realizada na manhã de hoje (1º), na Av. Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, Recife. A iniciativa priorizou trabalhadores de entregas e mototaxistas, considerando o aumento de tais serviços no último mês do ano, a necessidade de garantir viagens com mais segurança e a redução de sinistros envolvendo motocicletas.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, “levar informações, dicas e orientações, aumenta a conscientização e, consequentemente, contribui para a preservação de vidas”. A abordagem aos motociclistas foi realizada por agentes de trânsito e pela Turma do Fom-Fom, artistas que atuam com educação para o trânsito. Cada motociclista parado recebeu material informativo com dicas de segurança e uma carteirinha de saúde, para preencher com dados como, tipo sanguíneo, doenças existentes, além dos contatos de emergência. Crislayne Emanuela, motociclista há 3 anos, considerou a ação necessária e importante. “É bom para conscientizar, reforçar os cuidados, pois para motos a atenção deve ser sempre redobrada”, alertou.
As blitz educativas do Detran-PE prosseguem durante o mês de dezembro, em pontos de concentração de mototaxistas, como terminais rodoviários, supermercados, mercados e praças. Nas blitz são destacadas questões como afivelar bem o capacete, respeitar os limites de velocidade, não passar no sinal vermelho e nem circular na contramão, além de nunca ingerir álcool e pilotar.
Neste sábado (2), também pela manhã, será a vez de Casa Amarela, na Zona Norte, nas imediações do mercado do bairro. Já no domingo (3), a ação chega à Zona Sul, no bairro de Brasília Teimosa, próximo ao Iate Clube. Além do material de divulgação convencional, motos com caixas de som, divulgando mensagens educativas, integram a campanha.