
Depois de alguns meses em fase experimental e treinamento de servidores, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, anunciou a eliminação do uso do papel na gestão municipal e que a partir desta segunda-feira (1º/09) a tramitação de todos os processos administrativos está sendo feita totalmente por meio digital de forma oficial e permanente. A medida, regulamentada através do Decreto nº 040/2025, e já publicado no Diário Oficial do município, contém todas as regras e disposições da alteração, aplicável a procedimentos como contratos, convênios, expedientes internos e licitações, entre outros.
“A regulamentação dos trâmites administrativos por meio digital através do decreto é mais um importante passo para elevar a eficiência da gestão e colocar Camaragibe no grupo das prefeituras totalmente informatizadas e sustentáveis, como mais uma etapa do projeto Camaragibe Digital, eliminando o uso do papel através de uma plataforma inovadora e eficiente. A economia aos cofres públicos com essa mudança será imensa e quem ganha é a população. Os servidores foram treinados e capacitados e agora tudo é informatizado”, declarou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.
A mudança dos procedimentos já havia sido incorporada desde o mês de abril na gestão municipal em alguns atos administrativos. O gestor da Terra dos Camarás, inclusive, passou a assinar ordens de serviço de forma digital em um tablet, como por exemplo as de pavimentação de ruas. Outros procedimentos internos também passaram a ser ajustados ao sistema informatizado no período, à medida que os servidores da Prefeitura foram treinados e capacitados para compreender o funcionamento da plataforma Sogov e, ao mesmo tempo, incentivar e conscientizar todos os colaboradores quanto à importância da eliminação do papel e da economia aos cofres públicos.
De acordo com a Secretaria de Inovação e Tecnologia, a regulamentação oficial da tramitação de processos administrativos por meio digital sem o uso do papel, é mais um passo dentro da proposta e do compromisso da gestão para garantir a eficiência administrativa e a economia financeira através de material humano, logística, insumos e rapidez de resultados. A primeira etapa da implantação da ferramenta, aliás, foi concluída dentro do prazo estabelecido pela pasta.
Segundo o secretário de Inovação e Tecnologia, Marcos Ribeiro, o projeto Camaragibe Digital vai realizar a gestão eletrônica de documentos em todos os processos internos da prefeitura, bem como a resolução das demandas dos cidadãos. A plataforma vai funcionar através de um sistema em nuvem com o armazenamento de todas as informações da gestão, facilitando a criação e a personalização de documentos como ofícios, memorandos, processos administrativos, registros de ouvidoria e requerimentos de cidadãos e servidores, adaptando-se às necessidades específicas de cada órgão público.
“Com a plataforma, todos os processos agora são gerenciados de forma intuitiva com painéis que oferecem uma visão clara de prazos, demandas e comunicações, além da automação de fluxos de trabalho, garantindo que cada etapa do processo administrativo siga regras e padrões pré-definidos. Todo o sistema é totalmente configurado de acordo com temas e regras distintos, permitindo segurança e controle de assinaturas digitais e fluxos de aprovação integrados. Cumprimos esta primeira etapa com êxito e eficiência e, em uma segunda fase, vamos estender a atuação da ferramenta a toda a população”, explicou Marcos Ribeiro.
Ferramenta – A nova plataforma digital, chamada Sogov, é um software desenvolvido por uma empresa para apoiar as demandas de gestores e servidores municipais na administração pública de forma eficiente e centrada no cidadão. A ferramenta oferece flexibilidade, substituindo processos burocráticos em papel por fluxos totalmente digitais, o que atualmente é conhecido como papel zero.
Com armazenamento unificado de dados e informações, também elimina a necessidade de múltiplas soluções para cada ação, promovendo mais transparência, comunicação interna e rapidez na tramitação de documentos. Entre os principais benefícios, destaca-se o potencial de economia que pode chegar a até 95% nos custos operacionais, incluindo gastos com papel, impressão, transporte de documentos e arquivamento físico.