O deputado Diogo Moraes (PSB) assumiu a titularidade do mandato, nesta segunda-feira (29), em solenidade na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O socialista ocupa a vaga do ex-deputado Rodrigo Novaes, empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) na última sexta-feira (26).
SOLENIDADE – A posse do novo parlamentar ocorreu na Presidência da Alepe. Foto: Lucas Patrício
A solenidade de posse contou com as presenças do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto(PSDB), dos deputados Aglailson Victor e Francismar Pontes (ambos do PSB); do prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira; do ex-deputado Eduardo Araújo e de familiares, amigos e colaboradores da Alepe.
Na mensagem de boas-vindas a Diogo Moraes, o presidente da Alepe destacou a atuação do parlamentar no Legislativo. “Além da amizade, Diogo sempre foi um grande deputado. Com sua volta quem ganha é Pernambuco”, pontuou.
Novo parlamentar
Diogo Moraes obteve 43.117 mil votos nas eleições de 2022 e ficou na suplência por uma diferença de 70 votos. O socialista preside a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) desde novembro do ano passado. Na Assembleia, ocupava a Superintendência Parlamentar, cargo do qual se afasta para exercer o 4º mandato de deputado estadual até 31 de janeiro de 2027, quando se encerra a atual legislatura.
“A população pode esperar um Diogo renovado, após passar por alguns problemas judiciais que nos tiraram o mandato por um período. Venho com muita determinação para manter nossos ideais e nossas lutas”, observou o novo parlamentar.
“Vivemos hoje um momento distinto, temos uma Casa ativa com vida própria e brilho único. Isso nos dá o suporte necessário para desempenhar nossas funções legislativas. Não vai nos faltar determinação para encarar os problemas da sociedade, transformar suas necessidades em leis, e fiscalizar o poder Executivo”, comprometeu-se Moraes.
O deputado Diogo Moraes já ocupou os cargos de primeiro secretário da Alepe, vice-líder do Governo na Casa, e integrou as comissões de Finanças, Redação Final e Ética Parlamentar, além da suplência na Comissão de Justiça.