Com 107 anos de funcionamento, o Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte recifense, é um mergulho na vegetação de Mata Atlântica. É um oásis de tranquilidade e o silêncio somente é interrompido pelos cantos dos pássaros, guinchos dos macacos e rugidos de outros mamíferos moradores do horto florestal. Algumas espécies exóticas, a exemplo de um hipopótamo e de uma avestruz, estão entre as atrações do zoológico, além de cobras de outros continentes.
Ocupando 14 hectares de área construída, o parque estadual compõe uma grande unidade de conservação que se estende pelo bairro homônimo, além de Pau Ferro e Guabiraba. No total, a reserva florestal tem 1.158 hectares, correspondendo a 11,6 quilômetros quadrados, área superior ao bairro de Boa Viagem, por exemplo (8 km²). O parque é habitado por cerca de 600 animais, entre aves, répteis, mamíferos e peixes distribuídos em mais de 200 espécies, a maioria endêmica dos biomas brasileiros.
O Horto de Dois Irmãos, como é mais conhecido, é um atrativo e tanto para respirar ar puro e caminhar sob as sombras das milhares de árvores distribuídas ao longo do percurso aberto aos visitantes. A programação do parque inclui atividades lúdicas, exposições, jogos e brincadeiras, além de trilhas guiadas. Para participar de alguma das atividades oferecidas, basta acompanhar o insta @parquedoisirmaospe. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Os ingressos custam R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Criança de até 5 anos não paga.
Para quem tem filhos, o horto é um passeio bastante prazeroso. As crianças adoram. Há vários espaços com infraestrutura para piquenique, além de uma cidade em miniatura para deleite da gurizada. Dois açudes, um na margem lateral do horto e o outro bem no meio do parque, completam a beleza do lugar. Trecho da margem do Açude de Dentro é a moradia das duas antas do zoo e caminho obrigatório para os setores dos primatas e dos felinos de grande porte. Recomendo o passeio, sem dúvida!