
A secretária de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes, foi homenageada pela Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco na noite da última terça-feira (23), durante solenidade realizada na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), em Recife.
A honraria foi entregue pelas mãos do Desembargador Francisco Bandeira de Melo, Corregedor Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco, como forma de reconhecimento ao trabalho articulado por Edna em parceria com a Corregedoria, especialmente por sua atuação na mobilização institucional e social no município do Cabo de Santo Agostinho.
Entre as iniciativas destacadas está a realização da ação Registre-se, levada ao município por meio de articulação com a juíza assessora da Corregedoria, Exma. Helia Viegas. A ação garantiu acesso gratuito à documentação básica a milhares de cidadãos e cidadãs cabenses. Ao todo, mais de 2.000 registros civis foram emitidos gratuitamente, promovendo cidadania e dignidade à população, especialmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além dos serviços cartorários, a ação contou com uma estrutura integrada de serviços de saúde, atendimento social e orientações jurídicas, com apoio de diversas secretarias municipais. A iniciativa integra os esforços da Corregedoria para ampliar o alcance da justiça e fortalecer os direitos fundamentais por meio da interiorização de políticas públicas.
“Esse reconhecimento é coletivo. Representa o compromisso da gestão municipal com o acesso a direitos e com a promoção de justiça social no nosso território”, afirmou Edna Gomes durante a solenidade.