
Em visita ao Hospital Agamenon Magalhães (HAM), nesta segunda-feira (2/9), o deputado federal e presidente estadual da Federação União Progressista, Eduardo da Fonte (PP/UP), afirmou que vai cobrar do Governo de Pernambuco e do Ministério da Saúde a aquisição de um novo equipamento de angiografia para o setor de hemodinâmica da unidade.
A angiografia é um exame realizado para visualizar as artérias e veias do corpo, permitindo identificar obstruções, aneurismas e outras alterações no sistema circulatório. O procedimento é fundamental para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, especialmente em casos de infarto.
O Hospital Agamenon Magalhães já dispõe de estrutura adequada para receber o equipamento, o que permitirá ampliar a oferta de serviços de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a unidade é uma das mais importantes referências do SUS em Pernambuco. Com 425 leitos e quatro emergências (Clínica, Cardiológica, Otorrinolaringologia e Maternidade de Alto Risco), o HAM atende mais de 4 mil pacientes por mês.
Na área da cardiologia, o hospital é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência de Alta Complexidade, realizando mais de 480 atendimentos mensais.
Durante a visita, conduzida pelo cardiologista João Moraes e pelo chefe do setor de Hemodinâmica, Heitor Rocha, Eduardo da Fonte também percorreu a área de emergência do hospital.
“É inadmissível que pacientes deixem de fazer um exame porque não tem máquina, especialmente em um hospital que já possui estrutura. Iremos cobrar da governadora o envio desse equipamento. É dialogando e trabalhando que avançamos”, afirmou o deputado.
Também participaram do encontro a pré-candidata a deputada federal Livia Álvaro; os deputados estaduais Dannilo Godoy, Henrique Filho, Cleiton Collins e Jeferson Timóteo; o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do Ar; e o prefeito de Buenos Aires, Henrique Queiroz.