Em entrevista nesta quarta-feira (21) aos radialistas André Welker e Raíza Macário, na Hits FM, o candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), voltou a defender a participação do governo municipal na prevenção à criminalidade e no enfrentamento à violência. Ao destacar a escalada da violência na cidade, que, somente nos sete primeiros meses do ano registrou um total de 186 homicídios, segundo dados da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, Elias defendeu a “urgente necessidade de a prefeitura assumir o seu papel enquanto poder instituído”.
Elias citou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), instituído pela Lei Federal 13.675/18, como uma política pública a ser adotada, cabendo ao ente municipal atuar de maneira incisiva na consolidação de medidas efetivas para a redução dos índices de criminalidade. E criticou a atual gestão do prefeito Mano Medeiros (PL) por “se omitir do debate e virar as costas para o povo”.
“O atual prefeito tem dado claros sinais de incompetência ao assistir de braços cruzados a escalada da violência no município. Em vez de assumir responsabilidades, continua a seguir a cartilha do seu padrinho político, Anderson Ferreira (PL), colocando nos colos do governo estadual toda a competência no combate à violência, oportunamente ignorando o Sistema Único de Segurança Pública“, apontou Elias.
Em um documento entregue em mãos ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Elias propôs a criação de conferências municipais no âmbito da segurança pública como meio de buscar soluções práticas e integradas para reduzir os índices de violência.
“Esse é um debate permanente que temos construído junto à população das sete regionais. Certo é que não podemos fechar os olhos e tentar maquiar a realidade com propaganda”, pontuou.