Ex-prefeito e pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) ao Executivo Municipal, Elias Gomes (PT) lamentou a ausência do Jaboatão dos Guararapes no ranking das 10 melhores cidades para se viver em Pernambuco. Elaborado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o estudo afere a qualidade de vida da população de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil.
Apesar de ter demonstrado insatisfação com o resultado, Elias disse não ter se surpreendido. Ao citar o baixo desempenho do município em áreas como saúde, segurança pública e educação, o ex-prefeito atribuiu à atual gestão o estado de abandono no qual se encontra a cidade.
“É triste vermos uma cidade que um dia foi primeiro lugar no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] hoje ficar de fora de uma lista que analisa a qualidade de vida ofertada pelo poder público à população. Mas como poderia o povo ficar satisfeito diante de tamanho descaso? É o resultado do modo Anderson Ferreira/Mano Medeiros de governar”, pontuou Elias.
A observação foi feita durante a segunda etapa do seminário temático Jaboatão do Futuro. A plataforma de escuta popular tem reunido moradores e técnicos das sete regionais do município para construir propostas que nortearão o plano de governo da pré-campanha de Elias à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.