
Agosto é considerado o mês da juventude. O dia internacional da juventude, celebrado em 12 de agosto, é uma data instituída pela ONU para reconhecer o papel fundamental dos jovens na construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis.
Em alusão ao mês da juventude, a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco realiza o Empresa Pro. Este programa, coordenado pelos setores de Combate ao Trabalho Infantil e Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, tem como objetivo gerar oportunidades de aprendizagem para adolescentes que estão ou estiveram em situação de trabalho infantil.
As empresas que aderem ao programa recebem da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco o certificado “Empresa que contribuiu para Proteger, Promover e Profissionalizar Adolescentes e Jovens Egressos do Trabalho Infantil em Pernambuco, ao contratá-los como jovens aprendizes (Empresa PRO)”.
“Esse evento anual, realizado desde 2012, já certificou mais de 200 estabelecimentos que acreditaram no potencial de cerca de 400 adolescentes e jovens ao longo desse período!”, informa a auditora Simone Brasil, coordenadora da aprendizagem na SRTE Pernambuco.
A certificação deste ano, referente às contratações de 2024, acontece no dia 20 de agosto, às 10h da manhã, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, na Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro – Recife.
Serão certificados 21 estabelecimentos públicos e privados que contrataram 33 adolescentes retirados do trabalho infantil, oferecendo-lhes uma nova perspectiva de vida.
Para receber o certificado, a empresa, além de contratar um ou mais adolescentes do banco de dados do trabalho infantil administrado por esta superintendência, deve estar em cumprimento integral de sua cota de aprendizagem, por isso, outros três estabelecimentos deixarão de serem certificados.
A aprendizagem é a forma mais digna e segura de retirar adolescentes e jovens do trabalho infantil.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o potencial de contratação de aprendizes do Brasil em julho/2025 era de 1.110.209 (Um milhão, cento e dez mil duzentos e nove) adolescentes e jovens. No entanto, apenas 648.465 (seiscentos e quarenta e oito mil quatrocentos e sessenta e cinco) alcançaram esse direito, ou seja, 58,41%.
Em Pernambuco, 35.690 mil jovens poderiam ser aprendizes. No entanto, as empresas do estado contrataram 20.288 mil, o equivalente a 56,85%.
“Esse número refere-se à cota mínima de 5%! Poderíamos chegar a mais de 107 mil adolescentes e jovens contratados no Estado, caso a aprendizagem fosse cumprida em sua cota máxima de 15%”, afirma Simone.