A prefeita Aline Gouveia (PSB) pode não ser reeleita para o Executivo Municipal de Amaraji nas eleições de 2024. É o que aponta um levantamento do Instituto DataTrends, realizado em 26 de novembro, e divulgado nesta sexta-feira (31).
De acordo com o relatório, dos 350 eleitores entrevistados, a preferência se dá pelo empresário Fláucio Araújo, que pontuou em primeiro lugar com um índice de 33,7% da preferência da população na modalidade espontânea. A atual prefeita, por sua vez, aparece em segundo, com 27,5%, seguida por Ivan Queiroz (3,2%) e Rildo Reis (1,1%).
Apenas 0,3% do eleitorado disse optar pelo voto em branco ou nulo, enquanto 34,3% afirmou não saber ou não quis responder. A margem de erro é de 3,4%. A pesquisa possui grau de confiança de 95%.
Esse resultado se solidifica ainda mais quando, a partir da estratificação do questionário, se observa que a maioria da população (62,5%) se apresenta decidida quanto à escolha de um candidato para o pleito do próximo ano.
Isso significa que, apesar de não ser possível, por ora, atestar um resultado, a vantagem de Araújo sobre Gouveia aponta para uma insatisfação do amarajiense em relação à atual gestão municipal, tendo o eleitor optado, a menos de um ano das eleições, por um nome de oposição.
Estimulada
Já na modalidade estimulada, quando é apresentado ao eleitor o nome dos postulantes, Araújo abre uma vantagem de quase 10% sobre Aline Gouveia. Fláucio Araújo aparece com 46,2% das intenções de voto, enquanto a socialista pontua com 36,7%. O índice dos que não votariam em nenhum dois dois ou optariam por anular ou em braco é de 10,6. Não sabem ou não responderam, 6,4%.