A programação do Outubro Rosa, em Olinda, teve prosseguimento nesta segunda-feira (16), na Policlínica da Mulher, no Varadouro. No total, 125 atendimentos foram realizados, em serviços variados, voltados para a população da cidade. Destes, 85 foram mamografias e 40 citologias.
Mulheres entre 50 e 69 anos tiveram a oportunidade de realizar o exame de mamografia de rastreamento, necessitando apenas do documento de identidade e do cartão do SUS. Além disso, os presentes tiveram acesso aos serviços de citogia, teste rápido, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial e sorteios de brindes. O atendimento foi realizado por ordem de chegada, com a distribuição de fichas diárias, divididas igualmente entre o período da manhã e da tarde.
PALESTRA
O evento proporcionou, ainda, uma palestra com a médica mastologista Dra. Cláudia Pereira, que também atende no Hospital do Câncer. As olindenses puderam saber os mitos e as verdades sobre o câncer de mama, no qual a falta de acesso à informação adequada e o medo de falar a respeito da doença ainda são fatores que afetam o diagnóstico da doença.
PROGRAMAÇÃO
A ação faz parte da agenda do Outubro Rosa, que leva serviços de saúde para alguns bairros da cidade. No dia 07, o Bairro Novo recebeu a ação. Há, ainda, atividades agendadas para os dias 23, no Shopping Patteo (Casa Caiada), e na Policlínica da Mulher Sony Santos, na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos.