
A Prefeitura de Olinda fechou parceria com a ONG norte-americana Humanitarian Experience (HXP), e os primeiros resultados foram entregues. Jovens dos Estados Unidos desembarcaram no município em junho para a construção de três salas na Creche Dona Lindu, anexo da Escola Dom João Costa, em Bonsucesso. Os espaços foram inaugurados nesta terça-feira (05).
“Aqui (em Olinda), um dos pilares importantes em qualquer esfera, seja municipal, estadual ou federal, é a educação, que tem de ser prioridade sempre”, disse o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho, que esteve presente junto aos alunos da cidade e também de parte do grupo da Humanitarian Experience.
No total, 150 jovens e adolescentes participaram da obra, mas não todos ao mesmo tempo, em grupos que iam se revezando. Antes do embarque para Olinda, os participantes da ONG guardaram dinheiro nos Estados Unidos para intercâmbio rumo ao Brasil. O desafio é que eles “se virassem” com essa verba no nosso país, mas com a passagem e a hospedagem pagas pela HXP.
Com acompanhamento de profissionais brasileiros, os estadunidenses realizam diversos serviços de pintura, limpeza de pátio, ajudante de pedreiro, marceneiro, entre outros em Olinda, sempre de segunda a sexta, das 9h às 16h. A ação conta com parceria do município, através das Secretarias de Gestão Urbana e de Educação.
O objetivo da ação da ONG Humanitarian Experience é que os jovens e adolescentes aprendam a se autossustentar longe de casa, sempre com orientação profissional. Nos Estados Unidos, o grupo também passou por situação parecida, vivendo um ano trabalhando de forma voluntária, pintando muro e lavando carro, por exemplo.