Nesta quinta-feira (30.11), 90 professores efetivos e contratados do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria de Educação do Paulista irão participar de um encontro formativo sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Online. O intuito é preparar os docentes para o formato digital da inserção dos dados e planejamento das ações, que antes era feita de maneira física. A atividade acontecerá nos turnos da manhã e tarde, no auditório da SEPA, na Avenida Floriano Peixoto, próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no Centro.
Além de aperfeiçoar o trabalho, o uso da plataforma online do PDI dos estudantes com deficiência é uma exigência legal. Com isso, Paulista avança no sentido de apresentar uma ferramenta digital para esse preenchimento.
“Não é só uma ferramenta que vai dar celeridade ao processo. É uma exigência legal e que também vai facilitar o monitoramento que se faz para que haja o acompanhamento desse estudante e para ter estratégias para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico, também vão ser vai ser dada celeridade a isso. São vários ganhos”, ressaltou a secretária executiva de Desenvolvimento Educacional, Rafaela Gomes.
De acordo com a Secretaria de Educação, o sistema digital do PDI foi implantado em agosto de 2023, e a expectativa é de que todo material preenchido na forma física seja digitalizado até 30 de dezembro, com o sistema funcionando 100% digital a partir de janeiro de 2024.
“Na prática, isso vai viabilizar que a equipe técnica da SEPA tenha acesso instantâneo ao que está sendo preenchido no PDI, dando mais rapidez quando as informações são solicitadas pelos órgãos de controle, preservando todas as informações que sejam de cunho sigiloso”, explicou o gerente Pedagógico, Marcos Soares.