Um equipamento voltado à educação ambiental e valorização dos ecossistemas costeiros, o Espaço Vida Marinha da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes completa dois meses de inaugurado nesta terça-feira (23). Nesse período, o local já recebeu mais de quatro mil visitantes, incluindo estudantes de escolas das redes municipal e privada, funcionários de instituições públicas e particulares, além do público em geral. Instalado na praia de Piedade, o espaço físico com 250 m² promove exposições, debates, teatro de bonecos e outras atividades.
Para comemorar a data, nesta terça-feira (23) o Espaço Vida Marinha recebeu alunos da Escola Municipal Nossa Escola, que conheceram as instalações e assistiram uma encenação com teatro de bonecos, sobre educação ambiental. O pequeno Carlos Eduardo ficou impressionado com a variedade de espécies marinhas expostas no local. “Eu gostei bastante e aprendi que as tartarugas podem crescer muito. Tive uma aula aqui, isso vai ajudar nos meus estudos de Ciência”, vibrou Carlos.
As pessoas que visitam o Espaço Vida Marinha poderão apreciar a nova exposição de plânctons (organismos que vivem na água) e de microplásticos (como afetam os animais marinhos e oceanos). Outras mostras bem interessantes são as de tubarões e tartarugas. As peças de exposições referentes à vida marinha foram cedidas por meio de parceria com as universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). A sala de exposição permanente conta também com peças do acervo do Departamento de Oceanografia da UFPE.
Também são expostos projetos elaborados por estudantes da rede municipal, com base nos R’s de sustentabilidade (reciclar, reutilizar, reduzir, responsabilizar) e nos ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Outra ação desenvolvida é o projeto Hippocampus que dedica-se à conservação dos cavalos-marinhos que habitam ecossistemas de manguezais e recifes de corais, áreas bastante degradadas por ações humanas. Esse projeto promove ações de conscientização que visam garantir a sobrevivência dos cavalos-marinhos e a sustentabilidade de seus ambientes.
“Esse espaço se consolidou como um equipamento importante para a educação ambiental, não somente para o município como também para as cidades circunvizinhas. A orla de Jaboatão é um importante berçário natural de tartarugas marinhas, que deve ser preservado. Temos recebido a visita de estudantes de escolas públicas e privadas e também transeuntes e turistas que circulam pela orla. A ideia é ampliar as parcerias junto ao Governo do Estado, universidades e instituições para desenvolver outras ações de educação ambiental dentro do município”, explica a Secretária Executiva de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ana Paula Pontes.
Ainda com foco na preservação ambiental, foram instaladas 30 placas de sinalização indicando pontos de desova de tartarugas e informando que a violação de ninhos é crime ambiental. De acordo com o chefe do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas) da Secretaria de Meio Ambiente, Adriano Artoni, as principais espécies de tartaruga que desovam ao longo dos oito quilômetros de orla do Jaboatão são: tartaruga-de-pente, cabeçuda, oliva e verde. Segundo ele, em cada ninho são colocados entre 80 e 200 ovos. A média de tempo para o nascimento é de 45 a 60 dias, podendo ser maior, a depender dos fatores ambientais.
O Espaço Vida Marinha foi estruturado de forma totalmente sustentável, com reaproveitamento de contêineres, painéis de geração de energia solar e células de purificação da água da chuva para reuso, além de lixeiras para coleta seletiva. Ao todo, são nove contêineres, divididos em salas de exposição de materiais biológicos de animais marinhos, de palestras e debates, de triagem de animais, além dos setores administrativos. Os visitantes também podem visitar a lojinha e levar uma lembrança para casa. Os produtos, que remetem ao tema marinho, são fabricados por artesãs do município. Conta com a parceria do Grupo Orizon, que é referência nacional na indústria de transformação de resíduos e geração de energia renovável.
TEATRO DE BONECOS
O Espaço Vida Marinha oferece um atrativo a mais para os visitantes. Trata-se do teatro de bonecos denominado “Tatá, a tartaruga marinha”. A encenação é baseada no livro de autoria da professora da rede municipal do Jaboatão, Mônica Coelho, que aborda os impactos causados pelo lixo descartado indevidamente nos oceanos e a importância de todos se responsabilizarem pela preservação do meio ambiente. A peça atrai a atenção do público, pois trata da questão da preservação ambiental de maneira leve e divertida.