Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), celebrado em 23 de novembro, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) se une ao Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – e a Faculdade Tiradentes (Fits) – localizada em Goiana – para realizar uma ação de conscientização no Parque Santana, na Zona Norte do Recife. No sábado (23), a partir das 8h, médicos oncologistas pediátricos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e alunos do curso de Medicina vão atender pais e crianças com informações sobre os principais sinais e sintomas do câncer. A ação também vai contar com recreação e brincadeiras para os pequenos.
“Será um momento esclarecedor que pode ajudar a identificar sinais e sintomas que são silenciosos, mas se descobertos precocemente, têm mais chances de cura. É uma prestação de serviço gratuita contra o câncer infantojuvenil, que ainda acomete tantas crianças”, explica a oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais.
O Prof. Dr. Diogo Galvão, reitor da Unit-PE e diretor da Fits, enaltece a iniciativa e ratifica o compromisso das instituições com a Responsabilidade Social. “O GAC-PE é uma das instituições mais respeitadas de Pernambuco e tem um trabalho muito importante. Nossos alunos estão muito engajados no processo e focados em prestar um bom serviço à comunidade”.
O GAC-PE tem ações contínuas para ajudar a diagnosticar o câncer em crianças e adolescentes. O programa “Fique Atento: pode ser câncer!” completou 20 anos em 2024 e atingiu o número de 20 mil profissionais capacitados no estado, através da parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE). A iniciativa oferece cursos e promove debates e eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com o câncer.
“Como os sintomas do câncer infantojuvenil são facilmente confundidos com doenças benignas infantis corriqueiras, como febre, mal-estar, viroses, infecções e até mesmo verminoses. É importante estar atento a qualquer alteração na saúde da criança e buscar ajuda médica sempre que algo parecer fora do normal ou alguns sintomas persistirem”, complementa Vera Morais.
Sobre o GAC-PE – O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) é uma organização da sociedade civil que, há 27 anos, assiste crianças, adolescentes e jovens, com faixa etária entre 0 a 19 anos. A instituição recebe uma média de 70 pacientes por dia. O ambulatório funciona das 7h30 às 17h e há médicos de plantão 24 horas por dia. O diagnóstico e o tratamento do câncer são realizados em parceria com o Centro de Oncohematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e com outras instituições de saúde.